quarta-feira, 25 de outubro de 2017

2 Coríntios 11:10-11

2 Coríntios 11:10-11 - Como a verdade de Cristo está em mim, esta glória não me será impedida nas regiões da Acaia. Por quê? Porque não vos amo? Deus o sabe.
COMO A VERDADE. Os falsos mestres ou como dizem alguns, os falsos apóstolos que atacavam a Paulo na igreja de Cristo que estava em Corinto, tudo faziam de forma enganadora e fantasiosa. Mas, o apóstolo dos gentios representava a verdade, porque ele foi chamado por Cristo para fazer seus trabalhos de evangelização no mundo gentílico, inclusive na cidade de Corinto. Mas os líderes legalistas estavam em uma região ou localidade que não era deles, conforme o acordo com Paulo e Barnabé.

DE CRISTO. A verdade de Cristo pode ser vista como sendo o seu evangelho e a missão transcultural que estava sob a responsabilidade do apóstolo dos gentios e seus amigos de ministério. O sobrenome Cristo nos fala, ainda antes do nascimento de Jesus de Nazaré, sobre o Messias que viria a este mundo, como sendo o enviado de Deus Pai, para implantar a nova dispensação da graça e também o ungido de Deus.

ESTÁ EM MIM. Quando Paulo afirma que a verdade de Cristo estava sobre ele, isso nos fala que, a base do ministério do apóstolo Paulo era pregar o evangelho das boas novas de Cristo e anunciar tudo que dizia respeito a nova dispensação da graça de Deus com a humanidade, por meio do seus Messias, o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens. Essa verdade de Cristo em Paulo representava o evangelho da incircuncisão.

ESTA GLÓRIA NÃO ME SERÁ IMPEDIDA. O autor fala do privilégio que lhe fora dado por Deus e por Cristo de anunciar o glorioso evangelho de Cristo a todas as nações do mundo, como apóstolo dos gentios. As atividades dos adversários de Paulo na cidade de Corinto eram para tentarem impedir de que ele cumprisse sua missão transcultural, não somente na cidade de Corinto, mais também em toda a região maior da Acaia.

NAS REGIÕES DA ACAIA. A Acaia compreendia a parte sul da Macedônia, que também era uma província romana, tendo como capital a cidade de Corinto, por ser uma das cidades mais importante daquela micro região. Percebe-se a grande extensão que o apóstolo desejava alcançar com as verdades do evangelho de Cristo. A micro região da Acaia tinha como uma das principais cidades Corinto, onde Paulo já havia chegado.

POR QUE? PORQUE NÃO VOS AMO. Paulo estava se justificando diante dos seus leitores o porquê ele, neste momento, não estava presente na cidade de Corinto, uma vez que, ele estava fazendo missões e cuidando das demais igrejas por ele fundadas. Mas que não desistia de completar seus trabalhos missionários em Corinto, se estendendo também sobre toda a região da Acaia, e chegando também a Macedônia.

DEUS O SABE. Os oponentes do apóstolo Paulo o acusavam de que ele não amava os irmãos daquela igreja de Corinto, por não está neste momento dedicado à edificação daquela comunidade cristã. Mas, os próprios irmãos daquela igreja sabiam do amor que o apóstolo tinha por todos eles. E acima de tuto, o Deus Onisciente, que conhece todas as coisas sabia muito mais do amor que o apóstolo sentia por aquela igreja. Os ataques feitos pelos opositores de Paulo eram porque eles queriam invadir a igreja de Corinto, só que, para isso acontecer, tinham que diminuir a autoridade de Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...