segunda-feira, 30 de outubro de 2017

2 Coríntios 11:21

2 Coríntios 11:21 - Envergonhado o digo, como se nós fôssemos fracos, mas no que qualquer tem ousadia (com insensatez falo) também eu tenho ousadia.
ENVERGONHADO O DIGO. A palavra ideal que o autor desta carta quis dizer foi “decepção”, o fundador principal da comunidade cristã de Corinto se sentia absolutamente contrariado por saber que estavam rasgando seu nome naquela igreja, e ninguém tomava nenhuma atitude em defendê-lo, mesmo sabendo que o apóstolo dos gentios estava sendo injustiçado pelos seus algozes adversários. Além de que, Paulo estava ausente, sem, no entanto, poder se defender das acusações contra ele.

COMO SE NÓS FÔSSEMOS. Todas as acusações feitas pelos oponentes de Paulo contra sua pessoa, e principalmente contra seu ministério e autoridade apostólica não passavam de calunias inventadas, por aqueles que desejavam tomar seu lugar como líder daquela comunidade cristã. Os falsos mestres que estavam se infiltrando naquela igreja, nada tinham feito para que ela existisse, mas queriam ser líder dela.

FRACOS. Uma das acusações feitas pelos obreiros fraudulentos contra o apóstolo dos gentios era de que ele havia abandonado a comunidade cristã de Corinto. Essa era uma calúnia desavergonhada, uma vez que, Paulo passou um bom tempo juntamente com os novos convertidos daquela cidade, depois voltou a fazer mais uma longa visita, além de sempre se comunicar com os líderes locais daquela igreja por cartas.

MAS NO QUE QUALQUER TEM. Os oponentes de Paulo naquela igreja se apresentavam como sendo superiores ao próprio Paulo, por afirmarem que estavam vindo de Jerusalém, que contavam com o apoio das principais lideranças da igreja matriz e que eram os reis da cocada preta, para assumirem a liderança da igreja cristã de Corinto. Estes elementos nocivos à obra de Deus estavam tomados de inveja dos trabalhos prósperos que Paulo vinha executando no mundo gentílico. Isso é fato.

OUSADIA. Além de mostrarem suas credenciais de apóstolos de Cristo, que para Paulo, não passavam de falsos apóstolos, estes mesmos falsos pregadores se apresentavam como bons em oratórias, como os mestres da retórica filosóficas dos gregos. É tanto que, assim como os mestres da oratória cobravam pelos seus discursos, da mesma forma estes obreiros fraudulentos cobravam por suas pregações e serviços cristãos.

COM INSENSATEZ FALO. Paulo fala desta forma, sobre si mesmo, não que ele estivesse agindo como um louco, mas neste ato de se defender, ele usava de falar sobre o que de fato ele representava na obra de Deus, o que para ele, nem deveria estar fazendo, porque ele mesmo diz que se alguém deve se gloriar, que assim o faça, mas no Senhor, e não no que é merecedor ou por causa de suas capacidades intelectuais.

TAMBÉM EU TENHO OUSADIA. Essa ousadia da parte do escritor diz respeito ao seu testemunho com justiça, do que ele fez pelo próprio povo de Deus de Corinto, além dos avançados trabalhos de evangelismo, que a anos o apóstolo dos gentios vinha executando em prol do evangelho de Cristo. Nenhum outro dos apóstolos de Cristo foi tão eficaz em fazer missões transculturais, quanto o apóstolo Paulo. Por fim, o apóstolo dos gentios tinha autoridade para fazer sua defesa contra seus adversários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...