quarta-feira, 4 de outubro de 2017

2 Coríntios 9:5

2 Coríntios 9:5 - Portanto, tive por coisa necessária exortar estes irmãos, para que primeiro fossem ter convosco, e preparassem de antemão a vossa bênção, já antes anunciada, para que esteja pronta como bênção, e não como avareza.
PORTANTO, TIVE POR COISA NECESSÁRIA. O apóstolo estava agindo com cautela e cuidado, a fim de que, não fosse uma surpresa para a igreja de Cristo em Corinto, se porventura, as igrejas da Macedônia ou de Jerusalém enviassem uma comitiva para fiscalizar se o que Paulo falava a respeito deles era realidade ou não. Isso nos faz perceber que o apóstolo fez uma propagando além da conta a respeito de Corinto.

EXORTAR ESTES IRMÃOS. Desta forma, o escritor sem vacilar, teve uma reunião com a comitiva e aconselhou a Tito, bem como aos dois outros seus companheiros, que não sabemos quem eram, com o objetivo de que eles reforçassem a campanha junto aos seus filhos na fé na cidade de Corinto, isso com o intuito de que este trabalho de ação social fosse bem feito, e que a arrecadação fosse muito maior que a esperada.

PARA QUE PRIMEIRO FOSSEM TER CONVOSCO. O autor fala do que está escrito em 2 Coríntios 8:6,18,22 - De maneira que exortamos a Tito que, assim como antes tinha começado, assim também acabasse esta graça entre vós. E com ele enviamos aquele irmão cujo louvor no evangelho está espalhado em todas as igrejas. Com eles enviamos também outro nosso irmão, o qual muitas vezes, e em muitas coisas, já experimentamos ser diligente, e agora muito mais diligente ainda pela muita confiança que em vós tem. Essa foi à comitiva que Paulo enviou até aos coríntios.

E PREPARASSEM DE ANTEMÃO A VOSSA BÊNÇÃO. Paulo já fazia seus planos de viajar até a igreja de Corinto para ver em loco este trabalho que seria feito pelos seus emissários e desenvolvido na comunidade cristã de Corinto. Como antes ele frisou, poderia ser que as igrejas mandassem outra comitiva de representantes juntamente com Paulo. Quando o apóstolo chegasse lá, ele queria já ver os bons frutos de todos.

JÁ ANTES ANUNCIADA. Não se sabe se este anuncio sobre o qual o apóstolo se reporta esteja se referindo aos tempos em que ele fundou aquela igreja, ou em sua viagem posterior aquela cidade. Mas pode ser que, o escritor esteja alertando aos seus filhos na fé, que quando eles já tivessem uma boa quantidade de alimentos já recolhidos, mandassem um mensageiro avisando para que ele lá fosse visitar pessoalmente.

PARA QUE ESTEJA PRONTA COMO BÊNÇÃO. O que Paulo quer dizer é que esta campanha feita pela igreja de Corinto, deveria ser algo que causasse admiração, pela força de vontade deles em contribuir com os carentes de Jerusalém de forma voluntária, mas com muita disposição e ânimo. Se este serviço tinha que ser como bênção, isso nos faz entender que o sentimento de generosidade tinha que reinar.

E NÃO COMO AVAREZA. Por outro lado, se eles fechassem as mãos em não contribuírem com boa vontade, então, eles teriam se deixado levar e dominar pela avareza, que é o sentimento de querer somente para si mesmo, sem, no entanto, usar de benevolência para com os que mais precisam. Paulo esperava que seus filhos na fé fossem generosos na medida certa, com os seguidores de Cristo em Jerusalém. Como o apóstolo conhecia a todos ele, também sabia que tinham condições financeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...