domingo, 29 de outubro de 2017

2 Coríntios 11:17-18

2 Coríntios 11:17-18 - O que digo, não o digo segundo o Senhor, mas como por loucura, nesta confiança de gloriar-me. Pois que muitos se gloriam segundo a carne, eu também me gloriarei.
O QUE DIGO, NÃO O DIGO SEGUNDO O SENHOR. Em várias partes dos seus escritos, o apóstolo dos gentios fala esta mesma coisa, em que ele, no ato de sinceridade declara que está expondo suas ideias e não mandamentos ou ordenanças do Senhor. Baseados em declarações como estas é que alguns defendem que a bíblia contém a palavra de Deus e não que ela em sua totalidade seja a palavra de Deus. Este Senhor, sobre o qual fala o autor, diz respeito ao Senhor Jesus Cristo, que também é Rei dos reis.

MAS COMO POR LOUCORA. Não que o escritor estivesse realmente fora do seu juízo,
Mas, ele que admite que o fato de alguém se gloriar de si mesmo, seja uma insensatez. Paulo sabia que, se alguém deve se gloriar, que isso seja no Senhor e não em seus próprios argumentos. No entanto, os seus adversários estavam o forçando a agir com tamanha insensatez, bem como a reação dos seus leitores também.

NESTA CONFIANÇA. Agora, o apóstolo ameniza um pouco sua colocação, ao afirmar que tinha tal ousadia para falar um pouco sobre seu testemunho, de como Deus vinha tratando com ele, desde os primeiros momentos em que deixou o judaísmo pelo cristianismo. Esta confiança se entende como liberdade que o autor tinha diante da igreja de Corinto para expor seus argumentos, e isso como fundador daquela igreja.

DE GLORIAR-ME. O que Paulo passa a chamar de gloriar-se é o seu testemunho em defesa de sua autoridade apostólica. Autoridade esta que vinha sendo ameaçada pelos seus algozes adversários naquela igreja. O autor acha que não devia fazer isso, mas se fazia necessário demostrar porque ele se tornou o grande apóstolo dos gentios, dadas as suas experiências com Deus e tudo que já havia passado em seu ministério.

POIS QUE MUITOS SE GLORIAM. Se a igreja de Cristo estava aceitando que os oponentes de Paulo naquela igreja usassem de se gloriarem do que supostamente eram, por que não suportar o mesmo de Paulo. Os opositores de Paulo se vangloriavam de pertencerem e virem da igreja matriz de Jerusalém, diziam que eram apóstolos de Cristo e obreiros do Senhor. Com isso queriam desfazer de Paulo.

SEGUNDO A CARNE. O que os adversários de Paulo em Corinto estavam fazendo contra ele, não estavam agindo no espírito, mas sim pelas concupiscências da carne. Ao que tudo indica, estes opositores de Paulo se vangloriavam de suas estaturas, em detrimento aos aspectos físicos deficitários do apóstolo dos gentios. Ainda por cima se jactanciavam de serem judeus, de pertencerem à igreja matriz de Jerusalém.

EU TAMBÉM ME GLORIAREI. Na realidade, o escritor desta carta em nada era inferior aos seus oponentes, e isso ele passa a demostrar por meio de sua defesa e pela aprovação de Deus a sua chamada e ao seu ministério. Não que Paulo estivesse fazendo isso de boa vontade, e ele demonstra um certo peso de consciência nisto, mas se sentia pressionado a agir desta forma. Falar do que ele já havia passado de experiência de vida e com Deus, era uma forma de se defender das injustiças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...