segunda-feira, 2 de outubro de 2017

2 Coríntios 9:1

2 Coríntios 9:1 - Quanto à administração que se faz a favor dos santos, não necessito escrever-vos.
QUANTO. Percebe-se a importância deste assunto para o apóstolo dos gentios, quando ele, tendo escrito um capítulo inteiro, o capítulo oito, agora, no capítulo nove, fala ainda deste mesmo tema, com mais detalhes, expondo o que no capítulo anterior não foi o suficiente. Este texto, ou o versículo primeiro do capítulo nove, alguns comentaristas afirmam que fazia parte do texto anterior, como conclusão do capítulo oito, mas que os tradutores do Novo Testamento o colocaram neste capítulo nove.

A ADMINISTRAÇÃO. Esta palavra demostra também o elevado valor que Paulo dava a este serviço de ação social em benefício dos necessitados, como se fosse tão importante quanto a ministração da palavra do evangelho de Cristo. Para o autor desta carta, este trabalho em favor dos carentes era tão significativo quanto administrar as igrejas por ele fundadas. É tanto que, Paulo chama e classifica de administração.

QUE SE FAZ. E em se tratando desta campanha que seria feita em benefício das igrejas da Judeia, e mais especificamente de Jerusalém, Paulo focou sua atenção redobrada, porque ele achava que as igrejas gentílicas eram bastante devedoras aos judeus, em que o fundador do cristianismo, Jesus Cristo, era um judeu de sangue, o próprio Paulo também era, e de Israel foi de onde surgiu o verdadeiro cristianismo.

A FAVOR. As igrejas em todo o território de Israel estavam passando por momentos de muitas dificuldades. Alias o povo de Israel, desde que voltaram dos cativeiros Assírio e babilônico, viviam de forma precária, em termos financeiros, porque voltaram para suas terras, muito pobres, além do mais, desde então, o império romano vivia a explorar os judeus, por meio de altas taxas tributárias, impostos e tributos diversos. Este serviço na cidade de Corinto seria para ajudar aos judeus convertidos a Cristo.

DOS SANTOS. Estes “santos” a que se refere o escritor, não dizem respeito a pessoas mortas, que haviam sido canonizadas por uma organização religiosa, nem tão pouco seriam os ídolos nem imagens de esculturas. Estes “santos” seriam os seguidores de Cristo vivos, que faziam parte das igrejas na Judeia e em Jerusalém. A palavra santo, não tem nada a ver com os conceitos errados das seitas heréticas do paganismo.

NÃO NECESSITO. Estas duas últimas frases deste versículo é que fazem alguns comentaristas pensarem que este versículo faz parte do capítulo anterior, em que o escritor fazia sua conclusão deste tema. Mas que depois de alguma interrupção do tema, decidiu escrever com mais detalhes sobre este mesmo assunto, foi quando escreveu mais um capítulo de sua carta, abordando algumas coisas importantes.

ESCREVER-VOS. Mas também há quem diga que, Paulo fala desta forma, porque em parte ele já havia pregado sobre este mesmo tema, pessoalmente na igreja de Cristo que estava na cidade de Corinto. Existem aqueles que acrescentam ainda que, este conteúdo não fazia parte da segunda carta de Paulo aos Coríntios, porque seriam recomendações orais feitas pelos seus enviados, mas que mais tarde foram acrescentados a este tratado, mas isso são apenas especulações de alguns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...