terça-feira, 17 de outubro de 2017

2 Coríntios 10:17-18

2 Coríntios 10:17-18 - Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor. Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor louva.
AQUELE, POREM. E continua a defesa do apóstolo Paulo perante os seus acusadores, que estavam invadindo a igreja de Cristo em Corinto, mas que para isso, buscavam denegrir a imagem do apóstolo, tentando minar a autoridade apostólica do homem de Deus. Aprendemos com suas cartas, que Paulo era uma pessoa mansa e educada, por isso que ele não fazia ataques diretos, mas que em sua própria defesa, ele estava, ainda que indiretamente, atacando seus acusadores, oponentes e adversários.

QUE SE GLORIA. Se o autor se refere aos partidários de Apolo (e não ao próprio Apolo) é que eles se gabavam de serem possuidores da oratória, da eloquência e da sabedoria humana, por isso se vangloriavam disto. Já os partidários de Cefas, se ufanavam de pertencerem à igreja matriz de Jerusalém, e que Cefas quem deveria ser o líder local daquela comunidade cristã, e não Paulo, como de fato era desde o começo.

GLORIE-SE NO SENHOR. Os opositores de Paulo naquela igreja buscavam glórias para se mesmos, tentando fazerem discípulos para seus reinos e não para o reino de Cristo. Quando na realidade um verdadeiro servo de Cristo deve por meio de suas palavras e atos, sempre glorificar o nome de Cristo, porque somente ele é digno de toda honra, de dota glória e todo o louvor, e assim procedia, o apóstolo dos gentios, Paulo.

PORQUE NÃO É APROVADO. Deus não dá sua glória a ninguém, e quem buscar tira a glória de Cristo, pode até assim proceder, mas vai ser reprovado pelo Senhor. E ser reprovado pelo Senhor é andar na contramão das coisas de Deus, e buscar fazer a própria vontade e não a de Deus. O obreiro aprovado é aquele que em tudo busca enaltecer o soberano nome do Deus Todo-poderoso. Não ser aprovado por Deus implica em detrimento do ministério de qualquer um que tenta fazer a obra de Deus.

QUEM A SI MESMO SE LOUVA. Estamos vivendo, nestes últimos dias, coisa parecida com o que estava ocorrendo na igreja de Corinto, em que lá, muitas das lideranças do cristianismo buscavam glórias pessoais e não de Cristo. Hoje, muitos líderes das igrejas, pregadores e cantores, estão buscando serem glorificados, exaltados e honrados em demasias pelos homens, o que é um perigo para tais pessoas.

MAS, SIM. AQUELE A QUEM O SENHOR. Muitos estão construindo seus próprios impérios religiosos, buscando serem louvados pelos homens. Existe uma idolatria evangélica perigosa, quando se dá honra em demasia aos líderes cristãos. Percebe-se que os filhos dos homens estão roubando a glória devida ao nosso Deus, porque dele é que devemos esperar ser honrado com os dons espirituais e ministeriais também.

LOUVA. Ser louvado por Deus é ser contemplado com as virtudes espirituais do Espírito Santo de Deus. Os líderes cristãos estão buscando fama, posição e privilégios para usarem tais status e ganharem dinheiro com as coisas de Deus. Mas quem é honrado por Deus e reconhece que a glória pertence ao Senhor, tudo que fala e faz é para glória do nome de Cristo. Muitos estão buscando o louvor dos homens, quando na verdade precisamos mesmo é serem exaltados por Deus para glória de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...