sábado, 7 de outubro de 2017

2 Coríntios 9:10

2 Coríntios 9:10 - Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça.
ORA, AQUELE. O apóstolo fala a respeito do Deus Criador, ele que faz tudo que lhe apraz, que abençoa seu povo com bens, de tal maneira que não nos falta nada, ele mesmo que trabalha em prol daqueles que nele esperam. Deus é aquele que abençoa alguns que, tem capacidade de ser um bom mordomo e administrador de suas dádivas, a fim de que estes possam pelas bênçãos provenientes de Deus levar o benefício aos que mais precisam. O nosso Deus é riquíssimo em atos de bondade.

QUE DÁ A SEMENTE. O autor olha em direção das ações de Deus em abençoar os irmãos da igreja de Cristo em Corinto, para que por meio deles, os judeus fossem abençoados. Antes, a igreja havia sido beneficiada por meio do maior representante dos judeus, Jesus Cristo, agora, os judeus precisavam da ajuda dos gentios. Portanto, as bênçãos de Deus chegaram aos coríntios para que eles ajudassem aos judeus.

AO QUE SEMEIA. Neste caso, a semeadura era a ação social que os filhos de Deus da cidade de Corinto iriam praticar em benefício das igrejas da Judeia. Já a semente seria os alimentos ou ajudas doadas por cada um individualmente. Foi Deus quem deu aos seus filhos as condições financeiras, bastava que cada um deles tivesse a capacidade de compartilhar com os que, neste momento, estavam precisando de uma mão amiga.

TAMBÉM VOS DÊ PÃO. Este é um indicativo de que, na verdade, estas campanhas idealizadas por Paulo e seus amigos de ministério, era exclusivamente com alimentos, certamente, não perecíveis. Paulo dava prioridade a que fossem doados alimentos, e não dinheiro, para que não se levantasse opositores, o acusando de estar tirando proveito financeiro das igrejas. Neste particular, o apóstolo dos gentios era muito cuidadoso, até porque, de dentro e de fora, haviam adversários lhe observando.

PARA COMER. O escritor afirma que, o mesmo Deus que até este momento havia dado condições econômicas aos seus seguidores na cidade de Corinto, era o mesmo que sempre faria as provisões do sustento deles depois desta campanha. Com isso, o apóstolo assegura aos seus leitores que Deus não deixaria faltar o sustento de nenhum deles, e que poderiam confiar na recompensa que vem do Deus das provisões.

E MULTIPLIQUE A VOSSA SEMENTEIRA. Continua o autor no terreno de sua alegoria, defendendo que aqueles que plantassem em abundância, poderiam contar com o fenômeno milagroso da multiplicação proveniente de Deus. Em se tratando das doações que seriam feitas pelos seus filhos na fé, Paulo deseja que Deus faça aumentar tudo que os irmãos já possuíam, para que pudessem ser mais generosos.

E AUMENTE OS FRUTOS DA VOSSA JUSTIÇA. A esperança do escritor, desta importante carta é que, este serviço de ação social na igreja de Cristo em Corinto, seja um sucesso absoluto, porque na terra santa, Israel, haviam muitos irmãos passando por tremendas necessidades. Ao mesmo tempo, Paulo deseja ardentemente que as recompensas vindas da parte de Deus, na vida de cada um dos doadores, fossem maiores do que as próprias doações que eles passariam a ofertar, neste trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...