sexta-feira, 13 de outubro de 2017

2 Coríntios 10:7

2 Coríntios 10:7 - Olhais para as coisas segundo a aparência? Se alguém confia de si mesmo que é de Cristo, pense outra vez isto consigo, que, assim como ele é de Cristo, também nós de Cristo somos.
OLHAIS PARA AS COISAS. Os que julgavam a vida de Paulo, conforme o que lhe pareciam e não conforme a realidade do que ele representava diante de Deus, e sua importância para a igreja de Cristo, estavam errados a seu respeito. A verdade dos fatos não poderia ser avaliada pelo que pensavam ou enxergavam sobre o apóstolo dos gentios. Assim sendo, a igreja de Cristo em Corinto não poderia se deixar levar pelas palavras caluniosas que os oponentes de Paulo falavam contra seu ministério.

SEGUNDO A APARÊNCIA? Os parcos registros sobre a aparência de Paulo nos chegam ao conhecimento de que ele era pequeno, com olhos grandes, porque ele tinha problemas nos olhos, conforme a tradição cristã, e era um tanto feio de aparência. Por conta disto, os seus opositores desprezavam o homem chamado Paulo de tarso, e diziam que ele era uma pessoa sem expressão, sem jeito e malfeito de rosto.

SE ALGUÉM CONFIA DE SI MESMO. Não se sabe quem, mas a realidade é que, alguém quem sabe de Jerusalém, que representava o grupo dos doze apóstolos, estava infiltrado na igreja de Corinto, perturbando a ordem da igreja, tentando diminuir a autoridade apostólica de Pulo. Esse tal se gabava de ter vivido ou visto pessoalmente a Cristo, certamente tinha carta branca das lideranças da igreja mãe de Jerusalém.

QUE É DE CRISTO. Esse tal andava tagarelando de que era uma pessoa mais que especial, como enviado de Cristo ou ungido de Cristo a igreja do Senhor Jesus que estava na cidade de Corinto. É provável que tal oponente de Paulo desejasse ganhar espaço dentro da igreja de Cristo usando suas credenciais. Certamente, tal individuou afirmava que Paulo não era uma pessoa de Cristo, porque ele não fazia parte do grupo dos doze apóstolos originais de Jerusalém. Isso é o que nos parece ser.

PENSE OUTRA VEZ ISTO CONSIGO. É fácil querer subir ao alto do pódio pisando nas costas dos outros. Paulo tenta levar tal sujeito a refletir sobre seu comportamento diante da igreja do Senhor Jesus, se era que tal individuou tinha pelo menos consciência do que estava fazendo, contra o apóstolo dos gentios. Esse falso mestre, que estava persuadindo os irmãos deveria raciocinar melhor sobre suas atitudes.

QUE, ASSIM COMO ELE É DE CRISTO. Percebe-se a diferença de Paulo do seu oponente, quando o apóstolo dos gentios não nega que tal homem fosse de Cristo. Mas que ele também reconhecesse que o escritor também era um homem que vivia para Cristo e com Cristo. A própria conversão de Saulo de Tarso, no apóstolo Paulo dava testemunho de que ele havia passado pela regeneração e que ele era de Cristo.

TAMBÉM NÓS DE CRISTO SOMOS. Este “nós” é editorial, em que o apóstolo dos gentios testifica de que ele era uma pessoa de Cristo. Gálatas 2:20 - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Este é um texto que nos ensina da entrega total de Paulo a Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...