quinta-feira, 2 de maio de 2019

Romanos 11:12

Romanos 11:12 - E se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!
E SE A SUA QUEDA. Antes mesmo da vinda do Messias de Deus a este mundo, Israel já estava em queda livre, e os cativeiros assírio e babilônico eram provas disto, bem como o fato de que os judeus se encontravam sob o domínio dos romanos. Porem, a queda maior se deu pelo fato de os filhos de Israel terem rejeitado ao seu Cristo, isso foi terrível para os hebreus, porque perderam a grande oportunidade de se reconciliarem com Deus. A partir de então, as coisas só pioraram para os judeus.

É A RIQUEZA. Paulo escreve a respeito de todos os benefícios que todas as nações do mundo passaram a ter pelo fato de que se abriu a porta da graça para todo o planeta terra. De forma que, o Messias veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Mas a todos quanto o aceitaram, deu-lhes o direito de se fazerem filhos de Deus, aos que creem em seu nome (João 1:11-10). Essa riqueza é a salvação de todo o mundo.

DO MUNDO. Antes da vinda do Messias de Deus, Jesus Cristo, somente Israel, por meio do pacto da lei de Moisés é que tinha o direito de se aproximar com confiança do Deus de Abraão, Isaque e Jacó. No entanto, com a vinda do Emanuel de Deus, todas as barreiras foram derribadas, dando a todas as nações do mundo e de forma individual a qualquer cidadão se chegar ao trono da graça como filho de Deus, pela fé em Cristo.

E A SUA DIMINUIÇÃO. O nascimento do novo Israel, como sendo a igreja de Cristo composta de hebreus e na sua grande maioria de gentios, foi uma humilhação em termos espirituais para os seguidores do judaísmo mais ortodoxos. Isto porque, os judeus tentavam monopolizarem a fé no único Deus verdadeiro, Criador de todas as coisas, mas agora, na nova dispensação da graça de Deus, todos aqueles que aceitarem a Cristo como Senhor e Salvador, tem o direito de se reconciliarem com Deus.

A RIQUEZA DOS GENTIOS. Quando o apóstolo dos gentios fala sobre o mundo, neste mesmo versículo, ele se refere as demais nações do mundo, em termos de sociedade. Mas agora, quando o escritor fala a respeito de “gentios” é porque ele estar se referindo ao lado religioso dos demais povos. Os gentios eram para os judeus todos aqueles que não serviam nem amavam a Deus, também chamados de incrédulos.

QUANTO MAIS. Todavia, estamos caminhando para um novo tempo, porque a primeira vinda de Cristo mudou a história da humanidade, assim como sua segundo vinda para arrebatar os seus remidos vai provocar mudanças profundas também na nova ordem de coisas. Com a saída da igreja deste mundo, a porta da graça será fechada para os gentios, para que os judeus tenham uma nova oportunidade.

A SUA PLENITUDE. Quando o Emanuel de Deus veio para os judeus, Ele veio implantar uma profunda reforma no judaísmo, mas como os judeus não aceitaram tal reforma, entrou em vigor a nova dispensação da graça de Deus com os gentios. Com a convenção de Israel a Cristo, então, o judaísmo reformado por Cristo será implantado durante ml anos na terra. Neste tempo, Israel será a principal nação deste mundo, tendo como Rei e Senhor, Cristo Jesus, que será aceito como o Messias pelos judeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...