quinta-feira, 30 de maio de 2019

Romanos 14:9

Romanos 14:9 - Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos.
PORQUE FOI PARA ISTO QUE MORREU. A morte do Filho de Deus foi para nos comprar para si mesmo, por preço de sangue. A morte do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, foi uma morte expiatória, o que já estava previsto na profecia messiânicas de Isaías 53:5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Agora, pertencemos a Cristo Jesus, o Redentor.

CRISTO. Porque foi para isto que morreu Cristo. Esta declaração de Paulo serve também de combate às heresias dos gnósticos, que chegavam a afirmar que o homem Jesus de Nazaré chegou a morreu, mas o Cristo, que representava o Emanuel não morreu junto com o homem Jesus. Para Paulo, Jesus Cristo era uma mesma pessoa e não duas. Agora, Cristo nos fala a respeito da missão do homem Jesus de Nazaré.

E RESSURGIU. A ressurreição de Cristo assume um papel fundamental no cristianismo, porque se Cristo não tivesse ressuscitado, seria apenas mais um profeta dos filhos dos hebreus, como outros tantos que surgiram em Israel. O poder de Deus que foi demostrado na ressurreição de Cristo foi prova substancial de que o Pai estava no Filho, testemunhando que a vitória de Cristo sobre a morte estava no plano de Deus.

E TORNOU A VIVER. Já na época do Velho Testamento houveram ressurreições de mortos, o próprio Senhor jesus ressuscitou pessoas de entre os mortos, mas a ressurreição do Filho de Deus teve um diferencial, uma vez que, as demais pessoas que ressuscitaram voltaram a morrer novamente. No entanto, Cristo ressuscitou de entre os mortos em corpo glorificado, subiu ao céu e se assentou a destra do trono da majestade celestial, como Rei dos reis e Senhor dos senhores, porque Ele é o Emanuel.

PARA SER SENHOR. A ressurreição de Cristo foi um ato de glorificação por parte de Deus, conforme Filipenses 2:9-11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Cristo é Senhor.

TANTO DOS MORTOS. Dizer que Cristo é Senhor dos mortos é a mesma coisas que dizer que o Senhor Jesus tem domínio sobre todos os seres humanos, e que ele haverá de ressuscitar também a todos os filhos dos homens, isso durante o julgamento do grande trono branco, ou juízo final, para que todos os seres humanos prestem contas de suas obras diante da justiça de Deus. Cristo governa sobre todos e sobre tudo.

QUANTO DOS VIVOS. Já esta colocação feita pelo apóstolo dos gentios, nos ensina que o Senhor Jesus governa sobre a vida dos seus remidos, e que Ele haverá de ressuscitar a todos os seus escolhidos, no dia em que Ele voltar para buscar a sua igreja amada, que Ele comprou com seu precioso sangue. Dizer que Cristo é Senhor dos vivos e afirmar que Ele tem implantado seu reino na vida de todos aqueles que vivem com Ele e para Ele. Os salvos em Cristo irão reinar eternamente com Cristo Jesus, o Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...