segunda-feira, 13 de maio de 2019

Romanos 11:30

Romanos 11:30 - Porque assim como vós também antigamente fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia pela desobediência deles.
PORQUE ASSIM COMO VÓS. Continua o apóstolo falando aos seus irmãos na fé que faziam parte da igreja cristã na cidade de Roma, que eram gentios convertidos ao cristianismo, por terem alcançado a graça de Deus. Como Roma era uma das cidades mais importantes daquela época, era natural que para lá fossem muitos judeus, que agora também faziam parte do povo de Deus. Mas que tudo indica que havia uma certa disputa entre gentios e judeus, no que diz a importância no reino de Deus.

TAMBÉM ANTIGAMENTE. Paulo abre os olhos dos irmãos gentios convertidos ao cristianismo que dessem uma olhadinha pelo retrovisor, com o objetivo de compreenderem que antes da vinda de Cristo, todos os povos do mundo estavam em pior situação perante Deus, do que os próprios judeus. De acordo com a nova dispensação da graça de Deus, ninguém pode se gloriar de ser melhor ou pior.

FOSTES DESOBEDIENTES. Dizer que os gentios, antes da vinda do Redentor, Cristo Jesus ao planeta terra, eram desobedientes, foi uma forma educada do apóstolo dos gentios lhes tratar, porque a verdade dos fatos é que somente Israel, durante um determinado tempo, buscou se aproximar de Deus. Enquanto isto, todos os demais povos do mundo se mantiveram rebeldes quanto aos planos do Criador do universo.

A DEUS. Para os gentios, antes da graça se manifestar por meio de Cristo, Deus nem existia, e a prova disto é que os pagãos sempre procuraram adorar seus deuses de pedra, de barro e de madeira, e isso era uma forma de provocarem a ira de Deus. Apesar de terem noção da verdade, porque todas as pessoas sabem o que é o certo e o errado, mas as demais nações do mundo negavam que iriam prestar contas a Deus.

MAS AGORA. Este agora, sobre o qual se refere o escritor diz respeito ao novo e melhor tempo em que Deus trata com a humanidade, manifestando sua graça salvadora para todos aqueles que acreditam no nome de Cristo, como sendo o Messias de Deus e Redentor da humanidade. Este é o tempo favorável da salvação, em que o grande Deus aceita de bom grado a qualquer que se arrepende dos seus pecados e aceita por fé a obra perfeita de redenção e reconciliação realizadas por Cristo.

ALCANÇASTES MISERICÓRDIA. A igreja de Cristo composta de todas as pessoas de todos os povos do mundo é fruto da misericórdia do Deus de Amor, bondade e graça. Nos os gentios convertidos ao verdadeiro cristianismo devemos a todo o momento render ações de graças ao bondoso Deus, que nos recebeu de bom grado diante do trono da graça. Esta tão grande misericórdia de Deus é que abriu a porta da graça.

PELA DESOBEDIÊNCIA DELES. Paulo nos revela que até tendo grandes prejuízos, os judeus nos trouxeram importantes benefícios, uma vez que, a bênção que era para os filhos de Israel, porque eles não obedeceram a Deus, não aceitando o Cristo como sendo o Messias prometido por Deus, então, tais bênçãos foram transferidas temporariamente para nós os gentios, que agora é o novo Israel de Deus, a igreja remida de Cristo. Em vez de criticar os judeus, os gentios devem lhes amar e muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...