terça-feira, 21 de maio de 2019

Romanos 12:6-7

Romanos 12:6-7 - De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé. Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino.
DE MODO QUE, TENDO DEFERENTES DONS. Paulo fala sobre os dons em 1 Coríntios 12:8-10 - Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência. E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar. E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Estes dons são para a edificação da igreja de Cristo.

SEGUNDO A GRAÇA QUE NOS É DADA. Primeiro, é bom lembrar que estes dons que nos são dados, não são nossos, mas sim de Deus, e Ele dá a cada um, mediante o Espírito Santo, para o que for útil. Depois, precisamos entender que não merecemos tais dons, por isso que Paulo diz que é por graça da parte de Deus, e graça é um favor não merecido. E não podemos esquecer que os dons é para o bem comum da igreja.

SE É PROFECIA. Este é um dom que faz parte da lista dos dons espirituais apontados pelo Escritor em (1 Coríntios 12:10). E no capítulo quatorze de 1 Coríntios o apóstolo trata em detalhes sobre a importância do dom de profecia para a igreja de Cristo. Este dom do Espírito Santo na vida de um homem de Deus tinha muito valor no tempo da igreja primitiva, porque novas e muitas revelações estavam a disposição da igreja.

SEJA ELA SEGUNDO A MEDIDA DA FÉ. De acordo com a nova dispensação da graça de Deus com a igreja redimida de Cristo a fé tinha e tem um valor especial, assim como as obras tinham no tempo da dispensação da lei de Moisés. Chega-se a dizer que este dom era tão importante naquela época, que era considerado um dom ministerial, porque só era exercido por homens de grande fé, no poderoso nome de Cristo Jesus.

SE É MINISTÉRIO. Efésios 4:11-12 - E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores. Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo. Desde os começos da igreja como uma organização ao serviço do reino de Deus, que os dons ministeriais foram se desenvolvendo no serviço da igreja de Cristo.

SEJA EM MINISTRAR. Os apóstolos, que foram os primeiros ministros da igreja de Cristo, os profetas, os evangelistas, os pastores e os doutores, são ministros do reino de Cristo a serviço da igreja do Senhor Jesus. Entende-se que todos aqueles que ocupam estes cargos na igreja de Cristo se dediquem ao ministério da palavra e da oração (Atos 6:4), para que haja edificação do corpo de Cristo, que é a sua igreja.

SE É ENSINAR, HAJA DEDICAÇÃO AO ENSINO. Aos ministros do evangelho se fazia necessário o dom da palavra de sabedoria, bem como o dom da palavra do conhecimento, a fim de ensinar a palavra de Deus, a igreja remida de Cristo. Tem o pregador da palavra de Deus, mas também tem aquele que é um mestre em transmitir com segurança o conhecimento da palavra de Deus. Os ministros do evangelho de Cristo precisam se dedicar ao estudo das Escrituras para ensinarem bem a palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...