quinta-feira, 30 de maio de 2019

Romanos 14:10

Romanos 14:10 - Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.
MAS TU. O problema consistia na batalha entre os judeus, que se converteram ao cristianismo e os gentios que aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador, que faziam parte da mesma comunidade cristã, mas que estavam em disputas por conta das diferenças de práticas religiosas. Não dá para identifica logo de princípio quem estava se jugando superior ao seu próximo, nem quem estava sofrendo com a discriminação dos outros. O que se percebe é que a disputa era acirrada entre eles.

POR QUE JULGAS. Os leitores de Paulo precisavam aprender com os ensinos de Cristo, onde ele falou: Mateus 7:1-3 - Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Em geral os julgamentos são injustos.

TEU IRMÃO? Quando presenciamos as divergências dentro das igrejas atuais ficamos sem entender o porquê disto, mas sempre foi assim, os pontos de vistas diferentes e os choques de opinião sempre foram motivos dos debates acalorados entre os que fazem parte do rebanho do Senhor. As vezes se fala tanto no dever de se amar ao próximo, mas na primeira vez que se tem os interesses contrariados aparece o ódio.

OU TU, TAMBÉM, POR QUE DESPREZAS TEU IRMÃO? Neste ponto, já se clareia um pouco mais e se percebe que a opressão partia dos que se achavam melhores do que os demais. É sempre assim, a questão hierárquica no meio do povo de Deus, quando não funciona para glória de Deus, termina que os que estão em eminência procuram desprezar os mais simples da casa de Deus. Somos todos irmãos e não concorrentes. As vezes os líderes cristão que eram judeus se achavam superiores aos gentios

POIS TODOS HAVEMOS DE COMPARECER. Nesta dimensão da existência humana existe o caso de acepção de pessoas em que os mais privilegiados querem passar por cima dos mais humildes. Mas quando se trata da justiça de Deus, a coisa funciona totalmente diferente, porque para Deus, não há acepção de pessoas, e a posição de destaque que alguém ocupou na terra não conta a seu favor diante do Deus de Justiça.

ANTE O TRIBUNAL. O Novo Testamento fala a respeito do grande trono branco, em que todos os mortos irão comparecer diante do juiz dos vivos e dos mortos. Apocalipse 20:11- E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. Não é sobre este tribunal que Paulo fala neste texto de sua carta. O tribunal de Cristo é outro.

DE CRISTO. Paulo fala sobre o tribunal de Cristo, onde os seus servos irão comparecer ante a sua presença em 2 Coríntios 5:10 - Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. Este julgamento por parte de Cristo, não trata de julgamento para condenação, mais sim para recompensar a cada um pelo que os remidos fizeram na terra pelo reino de Deus e pelo seu próximo também, porque esta é a lei de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...