sábado, 25 de maio de 2019

Romanos 12:9-10

Romanos 12:9-10 - O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
O AMOR. A marca de um cristão verdadeiro é o amor. 1 Coríntios 13:2-3 - Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. Paulo fala neste texto sobre o amor que nos une a Cristo, que é o amor fraternal dos cristãos uns pelos outros.

SEJA NÃO FINGIDO. O amor não fingido é aquele que alguém ajuda ao seu próximo sem segundas intenções nem muito menos por interesses de tirar proveito do seu semelhante. O amor fingido é aquele tipo de relacionamento fraternal em que pela frente se trata bem, mas na ausência fala mal, e por meio de atitudes tenta prejudicar ao próximo, esse tipo de amor, não é amor verdadeiro, mas sim, falsidade ao próximo.

ABORRECEI AO MAL. Os escritos de Paulo estão pontilhados de bons conselhos de como o povo de Deus deve se comportar para uma convivência harmoniosa na igreja e também no meio da sociedade. Jamais um servo de Cristo deve praticar qualquer ato que venha a prejudicar ao seu próximo, até porque somos discípulos de Cristo, e como tal, temos o dever de sempre fazer o bem, sem olhar a quem, como Cristo fez.

APEGAI-VOS AO BEM. Durante os começos do cristianismo, os servos de Cristo tiveram que enfrentar a fúria do império romano, em que o inimigo de Deus e de Cristo fez de tudo para deter a marcha da igreja. Com isso, os seguidores do evangelho eram massacrados pelo governo opressor, e os irmãos precisavam ajudar uns aos outros nos momentos difíceis. Por isso que Paulo ensina a fazer o bem sempre.

AMAI-VOS CORDIALMENTE UNS AOS OUTROS. Este é o segundo mandamento da lei de Cristo, o amor fraternal entre todos que lhe serve e segue. Jesus deixou o seu ensino Marcos 12:31 - E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. O apóstolo Paulo também falou sobre este assunto em (Gálatas 5:14), como o cumprimento da lei de Cristo.

COM AMOR FRATERNAL. Sobre o amor 1 Coríntios 13:4-8 - O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal. Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha. Este é o verdadeiro amor cristão.

PREFERINDO-VOS EM HONRAR UNS AOS OUTROS. Se os irmãos da igreja cristã na cidade de Roma tomassem os conselhos de Paulo, os problemas das divisões no meio do povo de Deus seriam resolvidos, sem se importar se alguém era judeu ou gentio. O respeito é algo que traz paz entre todas as pessoas, porque não existe ninguém melhor do que o outro diante do Pai celestial, até porque Deus não faz acepção de pessoas. O conselho é respeitar uns aos outros, e não, humilhar ao nosso semelhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...