terça-feira, 21 de maio de 2019

Romanos 12:3

Romanos 12:3 - Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
PORQUE PELA GRAÇA QUE ME É DADA. Como alguém que já tinha bastante experiência nas coisas do reino de Cristo, Paulo leva seus leitores, judeus e gentios convertidos ao cristianismo a refletirem sobre os debates que estavam sendo gerados dentro daquela comunidade cristã, no que diz respeito a quem era melhor do que os outros. Deus deu ao apóstolo Paulo revelações relevantes das coisas espirituais, de tal modo que, ele tinha autoridade para aconselhar seus leitores.

DIGO A CADA UM DENTRE VÓS. No meio dos dois grupos que se debatiam na igreja cristã da cidade de Roma, estava o apóstolo Paulo, não fisicamente, mas em termos de quem podia ajudar com uma boa orientação. Porque Paulo era um judeu, ex-seguidor do judaísmo, mas que se converteu ao cristianismo, e que também era o grande apóstolo dos gentios. O que Paulo desejava era a harmonia da igreja de Cristo.

QUE NÃO PENSE DE SI MESMO. Por um lado, os judeus se orgulhavam de serem os descendentes dos patriarcas, Abraão, Isaque e Jacó. Por conta de suas origens e dos pactos e alianças com Deus, os filhos de Israel se achavam melhores que todo mundo. Mas agora, os gentios também zombavam dos hebreus por terem sido eles rejeitados por Deus, pelo menos em parte, no que diz respeito a nova aliança da graça.

ALÉM DO QUE CONVÉM. Desde o começo da epístola que o escritor vem demostrado que tanto judeus como gentios, se encontravam todos reprovados pela justiça de Deus. Se houvesse de ambas as parte bom censo e honestidade, tanto judeus como gentios só tinham uma coisa a fazer, que era se prostrar reverentemente perante Deus, agradecendo a misericórdia, o amor, a bondade e graça manifestas por Deus.

ANTES, PENSE COM MODERAÇÃO. No caso dos gentios, muito mais, Paulo pedia que fossem cautelosos, uma vez que, eles foram enxertados na oliveira verdadeira, por graça pura e não por méritos. Os judeus ainda que de forma razoável, ainda podia dizer que até certo ponto tinham feito à vontade de Deus, nos começos da conquista de Canaã, mas as demais nações do mundo sempre foram rebeldes contra Deus.

CONFORME A MEDIDA DA FÉ. Os judeus alegavam a questão das obras da lei, que nem validade tinha mais, uma vez que Cristo veio libertar a todos das exigências impraticáveis da legislação de Moisés. Já os gentios se gabavam de serem portadores da fé inabalável em Deus, quando na realidade, até mesmo a fé de que possuímos não é mérito de quem quer que seja, e é justamente isso que Paulo diz na próxima frase.

QUE DEUS REPARTIU A CADA UM. Um elemento importantíssimo que os gentios dispõe quanto a salvação é efetivamente a fé, mas aprendendo com o evangelho da verdade que, está fé necessária para a salvação é dada por Deus. Esta mensagem transmitida por Paulo tira de qualquer pessoa, motivos vãos de que, por merecimento alguém possa se aproximar de Deus. Uma coisa é certa e absoluta, e é que tudo provem de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo, mediante a redenção em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...