segunda-feira, 27 de maio de 2019

Romanos 13:2

Romanos 13:2 - Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.
POR ISSO. Não há dúvida que o escritor fala sobre o aparelhamento do Estado por meio de suas autoridades, sejam as autoridades municipais até o governo federal. Se a bíblia afirma que não cai uma folha de uma arvore sem a permissão de Deus, imagine as coisas mais importantes que envolvem os seres humanos. Assem sendo, podemos crer que todos aqueles que estão investidos de poder a autoridade nesta terra, tudo tem a permissão do Todo-poderoso, Ele que é o governante universal.

QUEM RESISTE. Tudo nesta vida tem finalidades e objetivos, esta é a razão de ser de todas as coisas criadas por Deus. Deus criou o homem com uma anatomia bem diversificada, em que cada membro do corpo tem suas funções no bom funcionamento do organismo. Não é diferente com as demais coisas, cada uma delas tem o seu papel para aquilo que foi criado. Se não cumprir a função é uma disfunção.

À AUTORIDADE. Imagine o nosso país sem um sistema de governo, onde não haveria leis nem ordem social, mas o que prevalecia seria um verdadeiro caos. Existe o que podemos chamar de mal necessário, que é justamente a máquina pública funcionando, de forma irregular ou justa, mas sem ela seria pior. E esta máquina chamada Estado tem que ter alguém para por meio das leis colocar a casa em ordem.

RESISTE À ORDENAÇÃO. O que a sociedade deve fazer é se submeter às autoridades constituídas e as leis que regem a nossa nação. No caso da comunidade cristã, muito mais do que a sociedade comum, deve obedecer ao aparelhamento do Estado, para não ter problema com as autoridades. Estes conselhos da parte de Paulo para os irmãos que faziam parte da igreja de Cristo tinham como objetivo evitar mais perseguição do império romano contra o povo de Deus, e promover a paz social.

DE DEUS. Paulo tem uma compreensão muito mais abrangente sobre este assunto, porque ele entende que, se às autoridades são constituídas por Deus, logo elas também seguem as ordenanças do governante universal, e assim sendo, quem resiste às autoridades do Estado, por tabela termina desobedecendo as ordens de Deus. É bem provável que o apóstolo dos gentios estivesse conscientizando o povo de Deus.

E OS QUE RESISTEM TRARÃO SOBRE SI MESMOS. Esta colocação feita por Paulo deve ter sido bem compreendida pelos irmãos, porque o povo de Deus é consciente de que toda causa tem consequências. Quem desobedece aos mandamentos de Deus, traz sobre si a responsabilidade de arcar com as consequências, e não é diferente com aqueles que desobedecem as autoridades humanas, bem como as leis vigentes.

A CONDENAÇÃO. Não que o escritor esteja falando em termos de condenação eterna, ou perca da salvação, mas sim, sobre os problemas que irmãos teriam com as autoridades do império romano, se desobedecessem às leis e as ordens dos governantes. Se os seguidores de Cristo, vivendo uma vida correta e justa diante da sociedade, eram perseguidos e humilhados, imagine se resolvessem se levantarem contra o governo. O alerta de Paulo era querendo o bem e a paz da igreja de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...