segunda-feira, 13 de maio de 2019

Romanos 11:28-29

Romanos 11:28-29 - Assim que, quanto ao evangelho, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais. Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.
ASSIM QUE, QUANTO AO EVANGELHO. Os judeus, por não terem aceito na pessoa de Jesus, como sendo o Messias prometido por Deus, também não creram na mensagem do evangelho das boas novas da graça de Deus. Assim sendo, o que prevalece para eles, e isso até os dias de hoje, é a lei de Moisés. O evangelho se constitui na nova legislação de Cristo para sua igreja, mas para os filhos de Israel o que vale é a lei de Moisés. Somente no futuro é que Os judeus irão crer no evangelho eterno de Cristo.

SÃO INIMIGOS. A partir do momento que os hebreus se recusaram a guardar, como deviam as ordenanças de legislação de Moisés, que eles começaram a andar na contra mão dos planos de Deus. Mas foi o pior de tudo, quando os judeus rejeitaram o Emanuel de Deus, porque através de Cristo, o Deus de misericórdia queria se reconciliar com os descendentes de Abraão, mas eles não aceitaram o plano de Deus.

POR CAUSA DE VÓS. O surgimento da igreja de Cristo, composta por gentios de todas as nações do mundo, provocou divisões profundas no povo judeu, porque o remanescente que creu no nome de Cristo e em sua obra de redenção passou a deixar o judaísmo pelo cristianismo. O novo Israel, que é a igreja de Cristo, é quem ganhou a graça de Deus, com promessas para esta existência bem como para a futura.

MAS, QUANTO A ELEIÇÃO. O que Paulo pretende dizer é que, durante o tempo da nova aliança da graça, pelo evangelho de Cristo, os judeus que foram cortados, por não terem crido em Cristo, passaram a ser escanteados pelos planos de Deus, até o tempo próprio que serão novamente chamados por Deus. Isso porque são eleitos de Deus, conforme os pactos que o Senhor estabeleceu em tempos passados com os pais.

AMADOS POR CAUSA DOS PAIS. Certamente, o apóstolo dos gentios se refere às personagens mais importantes dos hebreus, tais como Abraão, Isaque e Jacó, com quem Deus fez alianças eternas. Ainda que os filhos de Israel não permaneceram em fidelidade com tais alianças feitas com Deus, porem, Deus é imutável e Ele permanece fiel em seus propósitos, porque não pode negar-se a se mesmo, Ele é fiel.

PORQUE OS DONS E A VOCAÇÃO DE DEUS. Tudo que o Senhor fez em prol dos patriarcas, bem como dos seus descendentes, não foi porque os beneficiários dos favores divinos fossem merecedores, é porque os dons de Deus, Ele fornece ao seu povo e não lança em rosto. Desde os primeiros pactos que Deus fez com os filhos de Israel, que os judeus ficaram sendo conhecidos como vocacionados para Deus.

SÃO SEM ARREPENDIMENTO. Deus não erra em seus planejamentos, e tudo que Ele intenta fazer, tem o seu cumprimento, ainda que para isso, Ele tenha que tomar algumas medidas fortes, no sentido de contrariar as ideologias humanas. Por um certo período, para que os gentios sejam participantes da salvação, Deus deixou Israel de lado, até entrar a plenitude dos gentios, mas depois do arrebatamento da igreja de Cristo, o Israel de Deus retomará sua posição de destaque perante o grande Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...