quinta-feira, 2 de maio de 2019

Romanos 11:13-14

Romanos 11:13-14 - Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, exalto o meu ministério. Para ver se de alguma maneira posso incitar à emulação os da minha carne e salvar alguns deles.
PORQUE CONVOSCO FALO, GENTIOS. Neste momento, o apóstolo dá uma pausa, no que ele vinha falando diretamente aos seus conterrâneos judeus, e fala também com os gentios que faziam parte da igreja de Cristo que estavam na cidade de Roma. Paulo fala em “gentios” porque eram pessoas que não faziam parte da nação de Israel, mas que agora faziam parte do novo Israel de Deus, que era a igreja remida de Cristo Jesus. É provável que grande parte da igreja cristã de Roma fosse de judeus convertidos.

QUE, ENQUANTO FOR APÓSTOLO DOS GENTIOS. Quando Paulo se converteu do judaísmo para o cristianismo, passados mais ou menos três anos e meio, ele foi até Jerusalém, quem sabe querendo evangelizar seu povo, os judeus, porem, Deus tinha uma grande e importante missão para ele, não com o evangelho da circuncisão, mais sim com o evangelho da incircuncisão. Por isso, era ele o apóstolo dos gentios.

EXALTO MEU MINISTÉRIO. Passados mais quatorze anos, quando já haviam muitas igrejas fundadas por Paulo no mundo gentílico, houve entre as lideranças cristãs de Jerusalém controvérsias quanto ao ministério de Paulo entre os gentios. Foi quando ele foi outra vez a cidade a Jerusalém para defender seus trabalhos entre os gentios. Desta vez, Paulo saiu da igreja matriz com o apoio dos demais apóstolos de Cristo.

PARA VER SE DE ALGUMA MANEIRA. E havia um esforço sobrenatural da parte do apóstolo dos gentios, no sentido de levar as boas novas do evangelho de Cristo ao maior número de cidades entre as demais nações do mundo. Nenhum outro dos apóstolos de Cristo fez um trabalho de missão transcultural, quanto Paulo realizou em prol do reino de Cristo. Podemos disser que Paulo foi um gigante na obra de missões.

POSSO INCITAR À EMULAÇÃO. Sempre que Paulo chegava em uma nova cidade em suas campanhas evangelísticas, como não havia comunidade cristã, então, sua primeira atitude era se dirigir as sinagogas judaicas para nelas pregar o evangelho da graça de Deus. E as notícias cada vez mais se espalhavam sobre as missões de Paulo, e ele tinha como objetivo levar seus conterrâneos a terem um encontro com Cristo.

OS DA MINHA CARNE. Na realidade, o apóstolo Paulo teve uma profunda compreensão, e a ele foi revelado por Cristo a importante da nova aliança da graça de Deus para com os gentios. Mas também, Paulo tinha consciência da importância dos judeus no que concerne aos fundamentos da igreja de Cristo, até porque o fundador do cristianismo era um israelita, Jesus Cristo, bem como os seus apóstolos.

E SALVAR ALGUNS DELES. Quando o escritor fala sobre “alguns” é porque ele sabia que poucos dos judeus haviam acreditado que Jesus Cristo era o Messias de Deus, prometido conforme as profecias do Velho Testamento. E podemos afirmar que foi fundamental que as principais lideranças do cristianismo em seus começos fossem dos filhos de Israel, porque eles, como conhecedores que eram das Sagradas Escrituras passaram a testemunhar que a nova aliança da graça já estava prevista por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...