sábado, 25 de maio de 2019

Romanos 12:15-16

Romanos 12:15-16 - Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram. Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos.
ALEGRAI-VOS COM OS QUE SE ALEGRAM. Com isso, Paulo queria ensinar aos irmãos que devemos nos alegrar com o sucesso dos nossos irmãos. Ao mesmo tempo, o apóstolo estava dizendo aos seus leitores que a inveja não poderia habitar em seus corações, porque este sentimento negativo não deixa que o ser humano fique contente quando ver o seu próximo feliz e contente. Precisamos entender que a vitória do nosso irmão também é a nossa vitória porque somos todos irmãos em Cristo.

CHORAI COM OS QUE CHORAM. Do mesmo modo, devemos ficar ao lado dos que estiverem passando algum tipo de dificuldade, consolando e até chorando juntamente pelos nossos irmãos que estão por algum motivo triste. Na época em que Paulo escreveu esta sua carta, os irmãos da igreja primitiva passavam por muitos problemas de ordem social, mas principalmente pelas perseguições e precisavam de apoio.

SEDE UNÂNIMES ENTRE VÓS. Esta recomendação da parte do escritor era mais que necessária para que houvesse paz dentro da igreja de Cristo em Roma. Pelo conteúdo desta mesma carta, entendemos que haviam disputas entre judeus e gentios, quanto aos privilégios que ambos desfrutavam diante de Deus. Os judeus se achavam melhores do que os gentios, e os gentios acusavam os judeus de terem sido cortados.

NÃO AMBICIONEIS COISAS ALTAS. Há quem diga que neste mesmo tempo, na capital do império romano, havia promessas das autoridades romanas, no sentido de que, quem negasse o nome de Cristo, seria privilegiado com cargos e posições diante do governo romano. Por isso que Paulo alerta aos irmãos que não fossem na onda dos enganadores, porque, que adianta ganhar o mundo todo e perder a vida eterna?

MAS ACOMODAI-VOS AS HUMILDES. Mas também há quem diga que a disputa era dentro da estrutura administrativa da própria igreja de Cristo, em que alguns estavam lutando contra os outros por posições de destaque perante a comunidade cristã. Contra tais disputas acirradas é que o apóstolo dos gentios aconselha aos irmãos que procurassem os cargos mais simples para servirem e paz a igreja de Cristo.

NÃO SEJAIS SÁBIOS. Não que Paulo fosse contra ao conhecimento, pelo contrário, ele era um homem que tinha muito conhecimento das coisas do reino de Cristo. Mas o que Paulo tenta solicitar aos seus leitores é que eles não se achassem melhores do que os outros pelos conhecimentos acumulados ou pelas experiências adquiridas. O conhecimento quando posto a serviço do reino de Deus é uma bênção para a igreja.

EM VÓS MESMOS. Agora, o conhecimento egocêntrico é negativo, porque a pessoa que é dominada pelo egoísmo termina se endeusando a se mesmo, e isso não rende glória para Deus, nem serve para edificação da igreja remida de Cristo. A sabedoria que vem da parte do Espírito de Deus para os servos de Cristo é positiva e tem como objetivo o bem do nosso semelhante, porque aquele que é usado com a sabedoria que vem do alto, não se promove a se mesmo, mas busca o bem comum de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...