quinta-feira, 30 de maio de 2019

Romanos 14:4

Romanos 14:4 - Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio SENHOR ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.
QUEM ÉS TU, QUE JULGAS. Neste ponto de sua carta, ainda que de maneira subliminar, parece que Paulo tinha em mira alguém que fazia parte daquela igreja local, talvez alguém que era santarrão, e que se achava melhor do que os outros. Tem pessoas na igreja que vive a especular a vida dos outros, querendo dominar ao seu bel prazer à vida alheia, como se tal pessoa fosse perfeita, mas que só vê defeito em todo mundo. Cristo não permite que ninguém julgue a vida alheia (Mateus 7:1-5).

O SERVO ALHEIO? Não foi nenhum líder religioso nem quem quer que seja, que pagou o alto preço pelos remidos de Cristo, portanto, só há um juiz que pode julgar a vida dos seus servos, que é Cristo jesus nosso Senhor, Ele que deu a sua vida para comprar para si mesmo, aqueles que lhe pertencem. Os pequeninos de Cristo são propriedade exclusiva do Senhor, e Cristo é quem defende os seus escolhidos.

PARA SEU PRÓPRIO SENHOR. Cristo é Senhor para glória de Deus. Filipenses 2:9-11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai. Ele é Rei dos reis e Senhor dos Senhores.

ELE ESTÁ EM PÉ OU CAI. O escritor dá mais uma palavra em defesa dos que eram fracos na fé, porque foi assim que ele começou este capítulo, em Romanos 14:1 - Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas. Está em pé é se manter firme nos caminhos do evangelho de Cristo, e cair, neste caso, e ficar fraco na fé, ao ponto de por um determinado período parar na caminhada.

MAS ESTARÁ FIRME. O restante deste versículo, mais uma vez, o apóstolo salienta da segurança dos remidos de Cristo, apontando que Deus é suficiente na vida dos seus escolhidos para mantê-los firmes na caminhada. E esta colocação feita por Paulo nas dá a impressão de que Deus é quem chama, regenera, santifica, segura com sua mão forte, e acima de tudo, quem conduz no caminho da salvação até o fim da vida. Cristo disse que ninguém arrebata de suas mãos, aqueles que são ovelhas do seu pasto.

PORQUE PODEROSO É DEUS. O poder de Deus não tem limites, e tudo que ele deseja fazer, Ele faz, sem prestar continência a quem quer que seja. O homem, por mais influente que possa ser, mas seu domínio tem limites, ao ponto de cessar quando de sua morte. Porem, o Deus Todo-poderoso, não deve satisfação a ninguém por seus atos poderosos e seus feitos magníficos. Para Deus, nada é impossível (Lucas 1:37).

PARA O FIRMAR. O Deus Onipotente cria todas as condições favoráveis para sustentar com suas potentes mãos, aquele que lhe é querido. Desta forma, feliz é quem acha graça diante do coração de Deus, porque de maneira nenhuma será lançado fora. Todos aqueles que são dependentes de Deus, o inimigo não lhe toca, porque os eleitos de Deus são propriedades exclusivas do Deus que criou todas as coisas. Com isso aprendemos que a vontade de Deus é sempre soberana em tudo na vida dos seus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...