segunda-feira, 13 de maio de 2019

Romanos 11:36

Romanos 11:36 - Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.
PORQUE DELE. Porque Dele são todas as coisas. Nesta colocação feita por Paulo em sua doxologia, fica demostrado mais uma vez a profundidade das riquezas de Deus, em que ele faz a introdução de seus pensamentos. Os filhos dos homens são apenas mordomos de alguma coisa que administra nesta dimensão da existência humana, porque na verdade, todas as coisas que há na terra, e nos céus pertencem ao Deus que é o verdadeiro dono de tudo. Tudo que há de mais precioso pertence a Deus.

E POR ELE. Porque por Ele são todas as coisas. O reino de Deus é universal e absoluto sobre todas as coisas, porque tudo que existe presta continência ao domínio do Todo-poderoso. A verdade bíblica revela que Deus intervém nas coisas mais simples, porem, mais ainda nas coisas mais significantes. Não cai sequer uma folha de uma arvore sobre a terra, sem a permissão de Deus, mas ele controla também o universo.

E PARA ELE. E para Ele são todas as coisas. Nisto é que as Sagradas Escrituras declara que Deus é o Alfa e o Ômega de todas as coisas. Tudo que o eterno criou foi para glória do seu soberano nome, e qualquer coisa só cumpre efetivamente suas funções para as quais foi criada, se no final de tudo render glórias ao Criador de todas as coisas. Por isso que a teologia afirma que os filhos dos homens andam na escuridão do conhecimento da verdade, porque a própria criação desconhece o seu Criador.

SÃO TODAS AS COISAS. Na esfera terrena há uma profunda miopia, até mesmo nos mais sábios dos filhos dos homens, no sentido de terem capacidade de perceber que todas as coisas, materiais ou espirituais, tem começo, meio e fim, no grandioso Deus do céu. Todavia, cada vez mais, os representantes do reino da luz tem visualizado a finalidade de todas as coisas existentes, e a eternidade vai revelar toda a verdade.

GLÓRIA, POIS. Esta é na essência a finalidade de toda a criação, render ao grande Deus, poderoso e dominador toda glória. Apocalipse 5:13 - E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre. Glórias pois a Deus.

A ELE ETERNAMENTE. Nós seres humanos estamos como que acorrentados a dias, meses e anos do calendário dos homens, o que não acontece com o Criador de todas as coisas, porque o seu tempo é eterno, sem fim. A eternidade futura se encarregará de atribuir toda glória, louvor e ações de graças ao Deus Criador de todas as coisas. Qualquer expressão temporal que possamos falar não diz a totalidade do progresso das revelações que descortinarão nas realizações futuras e eternas do Deus Criador.

AMÉM. Em alguns casos dentro dos escritos de Paulo, este Amém representa a conclusão de sua carta, o que não acontece neste momento de sua epístola. No entanto, neste texto, este Amém, representa a verdade de Deus no seu mais alto grau de veracidade, e com isso, o apóstolo dos gentios quer dizer que suas palavras têm a assinatura de Deus, até porque este Amém, quer dizer: Assim seja, Deus seja louvado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...