quinta-feira, 30 de maio de 2019

Romanos 14:6

Romanos 14:6 - Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o SENHOR não come, e dá graças a Deus.
AQUELE QUE FAZ CASO DO DIA. Neste versículo, Paulo fala juntos dos dois problemas que estavam ocasionando contendas entre aqueles que faziam parte da comunidade cristã em Roma, que eram a distinção dos dias comemorativos e a questão da dieta alimentar de alguns que faziam questão de renunciar alguns tipos de alimentos que para eles eram impróprios para o consumo. Neste caso, o autor se reporta sobre aqueles que ainda de acordo com as tradições dos judeus guardavam datas especiais.

PARA O SENHOR O FAZ. O apóstolo não vê nenhum problema envolvendo os judeus convertidos ao cristianismo, eles que ainda estavam como que apegados aos costumes e tradições dos hebreus. O que nós fazemos com intenções boas, se não contradiz a vontade de Deus, isso não é pecado. Os judeus que faziam parte da igreja cristã de Roma deviam ser respeitados pelos demais em seus costumes antigos.

E O QUE NÃO FAZ CASO DO DIA. Agora, os irmãos judeus também deveriam entender os gentios convertidos ao cristianismo, os chamados mais liberais, pelo fato de eles não guardarem os mesmos costumes dos hebreus. Há quem diga que os gentios não queriam guardar o sábado, recomendado pela lei de Moisés, e com isso os judeus convertidos ao cristianismo ficavam pressionando para que eles guardassem tal lei.

PARA O SENHOR O NÃO FAZ. Nestas suas colocações e recomendações, Paulo busca estabelecer um ponto de equilíbrio entre judeus e gentios, promovendo a harmonia como princípio da prática do amor fraternal pelo respeito mútuo. É perceptível que havia diferença entre os gentios que aceitavam a Cristo como Senhor e Salvador, dos judeus que passavam a seguir o cristianismo, Mas era possível conviver com tudo isso.

O QUE COME, PARA O SENHOR COME. O apóstolo dos gentios se refere aos gentios mais liberais, que se achavam forte na fé o suficiente para não se submeter a determinadas práticas religiosas do asceticismo. Cristo disse que: Não é o que entra pela boca do homem que o contamina, mais sim, suas palavras vãs e mal, que de alguma maneira prejudica ao próximo. A vida cristã ideal é o que vale para Deus.

PORQUE DÁ GRAÇAS A DEUS. Eis aqui o mais importante para Paulo, que eram as ações de graças que os irmãos dirigiam ao provedor de todas as coisas, o Deus que cuida dos seus filhos, suprindo todas as suas necessidades. As ações de graças prestadas pelos servos de Cristo ao Deus Onipotente é algo muito bom, que agrada ao coração do Pai, porque esta atitude é reconhecer que de Deus vem nossas provisões.

E O QUE NÃO COME, PARA O SENHOR NÃO COME, E DÁ GRAÇAS A DEUS. Do mesmo modo, os gentios não poderiam criticar os judeus que se mantinham em suas dietas, pretendendo não se alimentarem de determinados alimentos, que para eles eram impuros. Além de que, os hebreus sempre foram praticantes do jejum, como ato de contrição perante o Senhor. A abstinência de alimentos em determinados casos tem o apoio bíblico, como forma de sacrifício e renúncia para anular as obras da carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...