quinta-feira, 30 de maio de 2019

Romanos 14:7-8

Romanos 14:7-8 - Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor.
PORQUE NENHUM DE VÓS VIVE PARA SI. Cabe a seguinte pergunta dentro deste texto: para que o homem foi criador por Deus? A bíblia tem várias respostas a esta indagação, e podemos dizer que o Senhor criou o homem para que o buscasse, conforme Atos 17:26, bem como para amar ao Senhor acima de qualquer coisa, servindo ao Senhor e o adorando na beleza de sua santidade. Estas são algumas respostas entre tantas outras, que pode dá sentido a existência de todos os homens.

E NENHUM DE VÓS MORRE PARA SI. Já esta outra colocação feita por Paulo a respeito dos filhos dos homens nos leva a pensar que o final de todos os seres humanos, ou seja, desta existência terrena, tem como consumação a pessoa do Criador de todas as coisas. Com isso, Paulo tenta passar a ideia para seus leitores que o ser humano não termina em nada, ou que seu final é apenas com a morte física. A alma é eterna.

PORQUE, SE VIVEMOS. A todo o momento Paulo tinha sua vida exposta ao perigo, porque como um dos principais líderes do cristianismo, deste mesmo tempo, ele era casado dia e noite, pelos seus opositores, no sentido de tirarem sua vida. Mas ele ainda estava vivo, porque Deus vinha lhe poupando a vida, isso por conta da importante missão transcultural que o apóstolo tinha que cumprir pelo reino de Deus.

PARA O SENHOR VIVIMOS. De forma que, o apóstolo dedicava toda a sua vida e atividades ao serviço de Cristo e do seu evangelho, até porque era consciente de que só estava vivo ainda porque o Senhor vinha lhe protegendo dos seus inimigos. Ele diz: Estou crucificado com Cristo e vivo, não mais eu mais cristo vive em mim, e a vida que vivo agora no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, o qual me amou (Gálatas 2:20).

SE MORREMOS, PARA O SENHOR MORREMOS. Mas, Paulo também era consciente de que a qualquer momento teria que enfrentar a partida desta vida para o paraíso, porque Deus já havia lhe mostrado que ele morreria, assim como os demais apóstolos pelo reino de Deus, e por defender a causa do evangelho de Cristo. A morte física para o cristão verdadeiro é apenas a mudança da terra para o paraíso, repouso eterno.

DE SORTE QUE, OU VIVAMOS OU MORRAMOS. Paulo sabia que a capital do império romano seria palco de grandes perseguições contra os servos de Cristo, e a história do cristianismo deu testemunho desta realidade. Por isso ele escreve sobre estes assuntos aos seus leitores, para que quando eles fossem perseguidos pelas autoridades romanas, não se desesperassem, nem negassem a fé genuína em Cristo Jesus.

SOMOS DO SENHOR. Essa é uma mensagem que produz segurança nos remidos de Cristo, uma vez que, mesmo enfrentando perseguições e até perigo de morte, não perdemos a esperança, porque o Espírito de Deus testifica com o nosso espírito que fazemos parte da família divina. Assim como Israel era propriedade exclusiva de Deus, enquanto guardava a aliança com o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, não é diferente com todos os escolhidos de Cristo, todos que fazem parte da igreja do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...