segunda-feira, 13 de maio de 2019

Romanos 11:31-32

Romanos 11:31-32 - Assim também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada. Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia.
ASSIM TAMBÉM ESTES AGORA. Este “agora” sobre o qual fala Paulo, certamente se refere ao tempo próprio da nova dispensação da graça de Deus para com todos os povos do mundo, inclusive com parte do povo judeus, que deu crédito a Cristo Jesus. Já o “estes” dizem respeito aos judeus, que como ramos naturais da verdadeira oliveira foram cortados, isto é, os filhos de Israel, como nação, estão fora do plano de Deus, quanto a nova aliança de paz, que Deus tem estabelecido com os gentios.

FORAM DESOBEDIENTES. Esta desobediência apontada por Paulo, quanto aos judeus, podemos conjecturar que o escritor nos fala a respeito da desobediência dos hebreus a todas as profecias bíblicas que apontavam sobre a vinda de Cristo Jesus, como sendo o Messias prometido por Deus. Assim sendo, tal desobediência foi materializada, quando os judeus deram as costas ao filho de Deus, Jesus de Nazaré.

PARA TAMBÉM ALCANÇAREM MISERICÓRDIA. O fato de Cristo chamar um remanescente, ou seja, os seus apóstolos, que eram judeus, inclusive o apóstolo Paulo, já foi uma ato grandioso de misericórdia da parte do Senhor quanto aos judeus. Depois de quase três mil anos sem independência, deste o cativeiro assírio, no século passado Israel foi reconhecido como nação, também isso é misericórdia de Deus para Israel.

PELA MISERICÓRDIA A VÓS DEMOSTRADA. Somente o Deus Onisciente é que sabe o número de pessoas que desde a vinda de Cristo como Redentor, já se converteram ao verdadeiro cristianismo. E tudo isso, é um exemplo para o povo judeu, que as misericórdias de Deus estão disponíveis para eles também. Mas o arrebatamento da igreja de Cristo vai despertar Israel, quanto a verdade de que Jesus é o Messias.

PORQUE DEUS ENCERROU A TODOS. Romanos 3:23 – Porque todos pecaram, e destituídos estão da glória de Deus e muito mais, Romanos 3:10 – Como está escrito, não há um justo, nem um sequer. Os gentios que estão sendo salvos, enquanto a porta da graça está aberta é por conta da misericórdia de Deus, bem como os judeus que se converterão a Cristo, também serão alcançados pela multiforme graça de Deus.

DEBAIXO DA DESOBEDIENCIA. Até a vinda de Cristo sobre a terra, as demais nações do mundo, nem reconheciam que havia um Deus único e verdadeiro, Criador de todas as coisas, isso porque os gentios sempre se mantiveram alienados de Deus. Já os judeus, mesmo tendo sido implantados por Deus na terra de Canaã, não demorou muito para que se rebelassem contra o seu Deus, e isso ainda permanece até os dias de hoje.

PARA COM TODOS USAR DE MISERICÓRDIA. Nós os gentios, temos sido grandiosamente beneficiados com a ilimitada misericórdia de Deus, a prova disto é que na atualidade a igreja remida de Cristo é composta, em sua grande maioria de gentios convertidos ao cristianismo. No que diz respeito aos judeus, o Criador está preparando o seu plano para que no momento exato e determinado pelos céus, os filhos de Israel se curvem diante do Messias que eles rejeitaram, mas que é o Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...