quinta-feira, 2 de maio de 2019

Romanos 11:17

Romanos 11:17 - E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira.
E SE ALGUNS DOS RAMOS. Nem todos que faziam parte dos judeus rejeitaram a Cristo, veja que João Batista era israelita e foi o precursor de Jesus, os seus apóstolos foram todos judeus, sem falar que o grande apóstolo dos gentios, Paulo era hebreu, da tribo de Benjamim. No dia de pentecostes, os que ouviram sobre as maravilhas de Deus eram judeus da dispersão, e eles voltaram para seus países onde moravam, e saíram pregando o evangelho de Cristo. Onde Paulo pregava também se convertiam.

FORAM QUEBRADOS. Mas, muitos foram rebeldes, porque os filhos de Israel sempre foram tomados pelo sentimento de apostasia, isso fazia parte daquela gente, e isso pode ser visto ainda de quando da peregrinação do deserto. Esta colocação feita por Paulo representa o desligamento temporário de alguns dos judeus do verdadeiro Deus, no sentido de que por enquanto não acreditam que Cristo Jesus é o Messias.

E TU, SENDO ZAMBUJEIRO. O zambujeiro era uma planta chamada na época em que Paulo escreveu esta sua carta de oliveira-brava, ou oliveira da rocha, porque seus frutos são incomestíveis, diferente da oliveira tradicional. Nesta metáfora utilizada pelo escritor, ele diz que os gentios eram como a oliveira-brava que não prestava para nada, senão para ser cortada, jogada fora e ser queimada pelo fogo ardente.

FOSTE ENXERTADO. Os gentios que não faziam parte do povo de Israel e que jamais foram participantes das alianças que Deus fez com os hebreus, agora, estavam com a possibilidade de serem aceitos diante do trono da graça de Deus. Não há dúvida que o apóstolo dos gentios nos ensina sobre a reconciliação de qualquer pessoa e de qualquer nação do mundo com o Deus que enviou seu Filho Jesus como redentor.

EM LUGAR DELE. De princípio, na verdade, a igreja de Cristo foi composta em sua maioria de judeus convertidos ao cristianismo, até porque Jesus e seus apóstolos concentraram suas atividades em Israel. Mas historicamente, a igreja de Cristo passou a ser o novo Israel de Deus, composta de grande maioria de pessoas de outras nações do mundo. A título de hoje, a quase totalidade dos servos de Cristo são gentios convertidos ao verdadeiro cristianismo, que está em todas as partes do mundo.

E FEITO PARTICIPANTE DA RAIZ. Nesta metáfora, a raiz é o Israel espiritual que desde o patriarca Abraão existiu como verdadeiro adorador ao Deus Criador de todas as coisas. O Messias veio e o Israel como nação em sua grande maioria rejeitou ao seu Cristo, e desta forma, os gentios que não faziam parte do Israel de Deus, foram enxertados no Israel espiritual, o que podemos chamar de igreja remida de Cristo.

E DA SEIVA DA OLIVEIRA. Os profetas já falavam em termos desta metáfora, como sendo Israel como uma oliveira. Jeremias 11:16 - Denominou-te o Senhor oliveira verde, formosa por seus deliciosos frutos, mas agora à voz de um grande tumulto acendeu fogo ao redor dela e se quebraram os seus ramos. Oséias 14:6 - Estender-se-ão os seus galhos, e a sua glória será como a da oliveira, e sua fragrância como a do Líbano. Talvez Paulo se referisse a estas passagens dos profetas sobre o Israel de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...