segunda-feira, 27 de maio de 2019

Romanos 13:8

Romanos 13:8 - A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
A NINGUÉM DEVAIS. Tendo desde o início deste capítulo, o escritor feito recomendações aos seus leitores sobre como lidar com as autoridades romanas, em que ele recomenda sobre os deveres dos irmãos para com o Estado. Agora, Paulo demostra mais uma preocupação com os filhos de Deus, no sentido de que, os servos de Cristo não adquiram dívidas. Paulo afirma ter aprendido a conviver com o que tinha, e com isso, ele ensinava aos seus ouvintes ou leitores a não contraírem dívidas.

COISA ALGUMA. Como as Escrituras afirma que o dinheiro é a raiz de todos os males, então, o apóstolo estava tentando poupar os seus leitores com problemas de ordem financeira. Na época em que Paulo escreveu esta sua carta, o dinheiro não era a única moeda comercial, mas os metais mais preciosos eram utilizados como objeto de troca e venda, portanto, em nenhum tipo de negócio, não era bom ficar devendo a ninguém.

A NÃO SER O AMOR. O conselho de Paulo é que os irmãos não comprassem fiado nenhum tipo de coisa, se não tivesse o dinheiro para pagar a vista, que se contentassem com o que tinham. Agora, tinha uma dívida que os irmãos tinham que dever sempre, que era a prática do amor fraternal para com o próximo. Uma das marcas do cristão verdadeiro é que ele deve ter sempre para com todos, o amor.

COM QUE VOS AMEIS. Este foi o segundo mandamento da lei de Cristo, quanto à vida de comunhão entre os filhos de Deus. Marcos 12:31 - E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. O homem natural não se deixa dominar pelo amor fraternal, por isso que os filhos dos homens vivem se matando uns aos outros, porque não tem amor.

UNS AOS OUTROS. O Filho de Deus, foi a maior prova de amor para com o seu próximo, e podemos dizer, por todos, quanto ele viveu na terra só para fazer o bem a todos, e o mais importante é que ele deu a sua vida, o bem mais precioso que tinha, por amor a humanidade. Ele disse: Vós sereis meus discípulos, se amardes uns aos outros, como eu vos amei. Quem não ama a seu irmão, não conhece a Cristo Jesus.

PORQUE QUEM AMA AOS OUTROS. Cristo disse: Porque eu vos deixei o exemplo, para que assim como eu vós fiz, façais vós também (João 13:15). E Paulo escreveu: Que haja em vós, o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus (Filipenses 2:5). A vida de Cristo é o exemplo perfeito da pratica do amor fraternal para com o próximo. Do mesmo modo que Cristo amou a todos, se queremos andar em suas pisadas, precisamos seguir seu exemplo, até porque ser discípulo é isso mesmo.

CUMPRE A LEI. Não há dúvida que o apóstolo dos gentios se refere à lei de Moisés, que tinha mandamento e estatutos para todas as áreas da vida, principalmente no que diz respeito à convivência harmoniosa e amorosa entre os seus seguidores. Os judeus não cumpriram a legislação de Moisés, porque não souberam amar uns aos outros como ensinava a lei de Moisés. Já na lei de Cristo, que é justamente o evangelho da nova dispensação, é só o cristão amar a Deus e ao seu próximo como a si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...