terça-feira, 7 de maio de 2019

Romanos 11:25

Romanos 11:25 - Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.
PORQUE NÃO QUERO, IRMÃOS. O desejo do apóstolo era que houvesse paz entre os irmãos, que vieram do paganismo e os judeus convertidos ao cristianismo. Os debates sobre questões de cunho religioso, de quem se acha mais importante dos que o outro, em nada traz edificação, mas a harmonia pelo laço do amor fraternal é o que deve prevalecer entre o povo de Deus. Bastavam as lutas externas que a igreja de Cristo vinha enfrentando, principalmente na capital do império, que já eram muitas.

QUE IGNOREIS ESTE SEGREDO. Ao que tudo indica, os gentios convertidos ao cristianismo imaginavam que a nova aliança da graça de Deus era somente com os demais povos do mundo, e que os judeus ficavam de fora do novo pacto. Agora, já não era mais segredo, porque o Espírito Santo já havia revelado a Paulo que, Cristo veio para estabelecer uma nova ordem de coisas, com a salvação disponível para todos.

PARA QUE NÃO PRESUMAIS DE VÓS MESMOS. Não temos como saber se a comunidade cristã na cidade de Roma era composta de maioria, com pessoas gentílicas convertidas ao cristianismo. O fato é que o escritor nos deixa transparecer em suas colocações que os ânimos dos gentios estavam exaltados contra os judeus que faziam parte daquela igreja, mas Paulo pede que haja compreensão geral deles.

QUE O ENDURECIMENTO. Na realidade, o povo judeu vinha desde muitos anos sofrendo muito por conta dos seus próprios erros, desde o primeiro cativeiro assírio, passando pelo cativeiro babilônico, e o tempo em que estavam sob o domínio romano, tudo isso, criou em seus corações incredulidade e revolta. O ser humano e imediatista e os hebreus não cogitavam de que tinham que passarem por tudo isso.

VEIO EM PARTE SOBRE ISRAEL. Verdade é que a grande maioria dos judeus, principalmente as lideranças dos hebreus, na época da manifestação do Messias de Deus sobre a terra, deram as costas para o seu Cristo. Todavia, teve um remanescente que deu crédito ao evangelho da paz, é podemos citar o próprio João Batista, os apóstolos de Cristo, inclusive Paulo, e muitos outros que creram em Jesus.

ATÉ QUE A PLENITUDE DOS GENTIOS. O segredo é que já havia no cronograma das realizações de Deus, um planejamento bem elaborado para que a salvação chegasse com plenitude a todos os povos do mundo. O evangelho nos faz saber que Deus trabalha no tempo com os seres humanos, e de acordo com os planos do Criador, há um número de pessoas que serão ser salvas, até que se complete o tempo dos gentios.

HAJA ENTRADO. Quando Paulo fala de “plenitude dos gentios”, ele se refere a um determinado tempo, em que a porta da graça permanece aberta para todos os povos do mundo ter a oportunidade de Salvação, pela graça de Deus e pela fé dos que se entregam aos braços de Cristo. É dado por certo que, esta porta da graça se feche para os gentios, quando Cristo voltar para arrebatar os seus remidos, então a porta se abrirá novamente para os judeus, porque eles se converterão para Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...