sábado, 25 de maio de 2019

Romanos 12:19

Romanos 12:19 - Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
NÃO VOS VINGUEIS. O autor continua com seus conselhos aos seus leitores, no sentido de lhes ensinarem a vida cristã ideal. Essa colocação de Paulo era para que os irmãos não revidassem aos seus inimigos, mesmo tendo razão ou sendo eles injustiçados, como de fato eram. O que Paulo diz neste texto, pode-se comparar ao que disse Jesus, ao afirmar que se alguém bate em tua face direita, der também a outra face a tapa. É claro que Cristo falava em termos de metáfora cristã autêntica.

A VÓS MESMOS, AMADOS. As leis romanas davam direito de defesa ao cidadão de bem, que fosse atacado injustamente por seu inimigo, esse é um direito comum a quase todas as culturas atuais. Porem, de acordo com as doutrinas cristãs, essa regra deve ser desobedecida, no sentido de que o servo de Cristo não deve revidar a altura aqueles que lhe ofendem. Amados é um tratamento amoroso de Paulo aos irmãos.

MAS DAI LUGAR A IRA. Essa expressão utilizada por Paulo é a mesma coisa que dizer: Deixa que Deus resolve por você essa questão. Não é que Paulo esteja dizendo que os irmãos devem se deixar levar pela ira ou raiva, e tomar vingança dos seus ofensores. Se assim fosse, o escritor estaria entrando em contradição consigo mesmo, desfazendo o que ele havia afirmado anteriormente, e o que ele também passa a dizer em seguida.

PORQUE ESTÁ ESCRITO. Mais uma vez, Paulo repete esta máxima judaica para reforçar de que suas ideias tinham apoio das literaturas antigas dos hebreus. Vários dos escritores do Novo Testamento usam desta expressão como ponto de apoio aos seus escritos, fazendo com que seus leitores entendam que a nova dispensação da graça de Deus já era prevista ainda no tempo da velha dispensação da lei de Moisés e dos profetas. Certamente os leitores de Paulo conheciam os escritos do Velho Testamento.

MINHA É A VINGANÇA. É bem provável que o apóstolo dos gentios esteja pensando no que está escrito em Deuteronômio 32:35 - Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo que resvalar o seu pé; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão de suceder, se apressam a chegar. Todos aqueles que confiam em Deus não precisam tomar vingança dos seus inimigos, mas o seu Deus os defenderá de todos.

EU RECOMPENSAREI. Esta mesma colocação feita por Paulo também é usada pelo escritor de Hebreus 10:30-31 - Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. No caso dos inimigos dos servos de Deus a sua recompensa é ter que enfrentar o Senhor dos exércitos, o Deus de guerra.

DIZ O SENHOR. Os escritores do Velho Testamento usavam muito esta frase para afirmarem de que o que eles estavam escrevendo ou profetizando, no caso dos profetas, não eram palavras propriamente suas, mas eram mensagens enviadas diretamente de Deus. No Novo Testamento também são encontradas muitas destas colocações, que do mesmo modo dos escritores do Velho Testamento, os escritores do Novo Testamento escreviam não ideias pessoas, mas revelações vindas de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...