segunda-feira, 27 de maio de 2019

Romanos 13:13

Romanos 13:13 - Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.
ANDEMOS HONESTAMENTE. A recomendação do apóstolo é que a vida dos irmãos seja completamente transparente, sem ter que camuflar qualquer situação, no sentido de esconder alguma coisa que envergonha o evangelho de Cristo. Ainda que a sociedade por completa se deixe levar pela onda de corrupção, mas o servo de Cristo tem que fazer a diferença no meio da sociedade. Cristo disse que, somos luz do mundo e sal da terra, e isso fala no nosso digno testemunho de vida, que por todos os meios glorifica a Deus.

COMO DE DIA, NÃO EM GLUTONARIA. Os que vivem como se vivessem de noite, são aqueles que têm vida dupla, que aparentemente parecem ser pessoas do bem, mas na calada da noite fazem coisas horríveis, que até falar é vergonhoso. Glutonaria é o pecado da comilança, mesmo já estando saciado, mas que acima de tudo, vive apenas para os apetites da carne. O glutão é aquele que faz de sua barriga o seu deus.

NEM EM BEBEDEIRAS. A bíblia declara que os bêbados não herdarão o reino de Deus, e quando as Escrituras afirmam desta forma, quer dizer que, todos aqueles que são viciados não irão herdar a vida eterna. A bebida tem sido causa de muitas desgraças sociais. Quantos acidentes automobilísticos ocorrem todos os dias? Quantas pessoas morrem por ano em consequências das doenças causadas pelo alcoolismo e os vícios em geral?

NEM EM DESONESTIDADE. Na lei de Moisés, se encontrava realmente um código recheado de listas morais, ensinando aos filhos de Israel como viver bem em sociedade. Com o evangelho não é diferente, porque as doutrinas cristãs ensinam de como o cristão verdadeiro deve viver de maneira honesta diante da sociedade. Ser desonesto é viver enganando os outros em qualquer tipo de negócio, e o servo de Cristo não deve ser assim, pelo contrário, quem vive com Cristo e para Cristo, tem a obrigação de ser honesto.

NEM EM DISSOLUÇÕES. Esta é uma palavra que descreve todas as formas de relações sexuais ilícitas que na época eram praticados pelas pessoas mais vis da sociedade corrompida e imunda. Porque dissoluções, neste texto, fala dos desejos carnais mais promíscuos que se possa imaginar, tais como o adultério, por ato consciente de traição, bem como a prevaricação e fornicação, e acima de tudo o sexo no contrário a natureza.

NEM EM CONTENDAS. Os historiadores quando falam a respeito daquela época, no que tange ao aspecto social e religioso da cidade de Roma, uma verdadeira bagunça estava instalada. Porque os incrédulos a todo o momento acusavam os seguidores do cristianismo de loucura mental, e os servos de Cristo se defendiam com a verdade do evangelho. Sem falar, nas disputas internas que haviam nas igrejas por cargos e posições.

E INVEJAS. Por último, Paulo escreve sobre algo que prejudicava em muito as relações amistosas que deveriam prevalecer no meio do povo de Deus. Por conta da inveja é que surgem as contendas e brigas entre aqueles que deveriam viver em plena harmonia, que são os remidos do Senhor Jesus. E o pior é que este tipo de inveja que surge na igreja, não tem sentido, porque alguém inveja o seu próximo, porque alguém está sendo usado por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...