quinta-feira, 2 de maio de 2019

Romanos 11:18-19

Romanos 11:18-19 - Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.
NÃO TE GLORIES. As igrejas do primeiro século de nossa era cristã era composta de judeus e gentios juntamente, e ao que tudo indica, havia uma certa disputa de quem era mais importante na economia divina. Os judeus acusavam aos gentios de não fazerem parte da linhagem de Israel, mas do outro lado, os gentios acusavam os judeus de terem rejeitado ao Messias, enquanto que o Cristo de Deus havia sido bem aceito entre os gentios. Paulo ensinava que os gentios não depreciassem aos judeus.

CONTRA OS RAMOS. Certamente Paulo fala a respeito dos ramos que foram quebrados para que os zambujeiros bravos, no caso os gentios fossem enxertados na oliveira verdadeira. Com isso, o apóstolo dos gentios aconselhava aos gentios convertidos ao cristianismo que não se levantassem contra os seus irmãos judeus convertidos ao cristianismo. É bom lembrar que a igreja de Cristo nasceu em Israel.

E, SE CONTRA ELES TE GLORIARES. Como apóstolo dos gentios, se Paulo fosse alguém que gostasse de dissensões, ele teria rachado a igreja já nos seus começos. Mas como homem de Deus que era, ele buscava a todo custo harmonizar todas as coisas, defendendo a união entre judeus e gentios, e isto, para o bem-estar da obra de Deus. Os líderes cristãos de hoje precisam trabalhar os rachas das muitas denominações.

NÃO ÉS TU QUE SUSTENTA A RAIZ. Os gentios, nem ramos verdadeiros eram, mas eram apenas ramos enxertados na oliveira verdadeira, que é Cristo João 15:1-2 - Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. É a raiz, ou o tronco, que sustenta os ramos por meio da seiva, e não os ramos que sustenta a raiz.

MAS A RAIZ A TI. Com esta colocação, o apóstolo Paulo deixa bem claro para os gentios, seus leitores, que faziam parte da igreja cristã na cidade de Roma que, o importante em tudo isso é Cristo e não eles. O que nós os gentios, que caímos na graça de Deus devemos fazer é sermos muito gratos a Cristo pela porta da graça que o Filho de Deus nos abril. Além de reconhecer que os judeus foram importantes nisto tudo.

DIRÁS, POIS: OS RAMOS FORAM QUEBRADOS. Este era o argumento dos gentios contra os judeus que também faziam parte das igrejas cristãs do primeiro século. Apesar de ser uma realidade, porque os filhos de Israel não aceitaram o seu Messias, nem muito menos sua reforma para o tradicional judaísmo, mas nem por isso, os gentios tinham o direito de se gloriarem em detrimento aos judeus convertidos.

PARA QUE EU FOSSE ENXERTADO. Se os ramos verdadeiros foram cortados, quanto mais os ramos falsos, se não agissem com humildade diante de Deus e de Cristo, poderiam com maior facilidade serem cortados também. Os gentios deveriam reconhecer, que agora faziam parte do novo Israel, a igreja remida de Cristo, não por méritos, mas por um ato de misericórdia e graça de Deus. Portanto, qualquer grau de orgulho da parte dos gentios, então, eles cairiam no mesmo erro que os judeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...