segunda-feira, 13 de maio de 2019

Romanos 11:33

Romanos 11:33 - Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!
Ó PROFUNDIDADE DAS RIQUEZAS. Neste momento o escritor se enche da presença do Espírito de Deus, e conforme se percebe ele entra no sentimento de verdadeira adoração ao Deus que é insondável em suas riquezas, sabedoria e conhecimento. Quando Paulo fala a respeito de “profundidade” ele quer dizer que o Criador se torna inatingível nestes três aspectos, valor, sabedoria e conhecimento. Estes quatros últimos versículos do capítulo onze é uma doxologia ou hino ao grande Deus.

TANTO DA SABEDORIA. Os seres humanos não possuem nesta dimensão da existência humano capacidade de calcular a profundidade da sabedoria que faz parte da essência total do ser de Deus. O mais simples dos filhos dos homens pode em pequenos raios de luz, ter apenas uma noção da grandeza da inteligência de Deus, nos seus atos criativos, porque a criação é uma das fontes da sabedoria do seu arquiteto ou Criador.

COMO DA CIÊNCIA DE DEUS. O apóstolo fala do conhecimento de Deus, que abrange potencialmente todas as coisas que já existiram, que acontece no momento, bem como das coisas que ainda passarão a existir. Nada passa despercebido da Onisciência do Deus que também é Onipresente, e todas as coisas estão nuas e patentes diante dos olhos daquele que sabe absolutamente de todas as coisas sempre e eternamente.

QUÃO INSONDÁVEIS. É claro que Paulo fala em termos humanos, no sentido de que nenhum homem, por mais sábio que possa ser, jamais vai perscrutar os feitos justos Daquele que é o Juiz dos vivos e dos mortos. A mente humana não tem capacidade de atingir a totalidade dos atos justos de Deus, porque eles são inatingíveis pelo intelecto ou lógica humana. Por isso que a ciência não pode alcançar o ser essencial de Deus.

SÃO OS SEUS JUÍZOS. Quando o apóstolo dos gentios fala sobre os juízos de Deus, neste texto, ele nos ensina sobre a justiça de Deus, em que o Criador trata com retidão todas as coisas, sem jamais encontrar Nele qualquer sombra de injustiça. Mesmo que Deus ponha alguém em disciplina corretiva, no fundo no fundo, Ele está de fato querendo o melhor para seus filhos, isso porque Deus é um Juiz amoroso.

E QUÃO INESCRUTÁVEIS. Na lógica humana há muitas e profundas injustiças por parte dos filhos dos homens, uma vez que, quanto mais conhecimento e sabedoria os filhos dos homens adquirissem era para render glórias ao Criador. Mas como não tem como os filhos dos homens não te m como calcular os atos poderosos e gloriosos do Todo-poderoso, por isso, os seres humanos na sua grande maioria são insensatos.

OS SEUS CAMINHOS. Certamente, o autor se reporta aos atos criativos do poderoso Deus de Israel, Ele que mesmo sendo grande, mas se dá a conhecer aos filhos dos homens. O conjunto de revelações que o Espírito de Deus vem desvendando ao escritor desta carta, fez com que ele tivesse um vislumbre do que Deus estava fazendo pelos gentios e que ainda vai realizar em prol dos filhos de Israel. Por isso que os comentaristas admitem que esta carta aos Romanos é um tesouro de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...