terça-feira, 7 de maio de 2019

Romanos 11:24

Romanos 11:24 - Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!
PORQUE, SE TU. Paulo continua, nesta parte de sua carta, falando aos irmãos gentios, que faziam parte da igreja cristã na cidade de Roma, os alertando para que não se virassem contra os irmãos judeus, aqueles que vieram do tradicional judaísmo para o verdadeiro cristianismo. O fato é que o escritor desejava que houvesse bastante harmonia entre judeus e gentios, até porque Cristo resumiu a lei em dois mandamentos, e o segundo deles é a prática do amor fraternal entre o povo de Deus.

FOSTES CORTADO. O apóstolo volta a falar sobre sua metáfora, para expressar verdades importantes do reino de Deus, porque tais ilustrações tem um efeito profundo nas coisas espirituais. O sentido desta símile é fazer os irmãos intenderem que o fato dos gentios fazerem parte do reino dos céus foi um grande milagre da parte de Deus, em que a sua graça chama para si, pessoas desprovidas de méritos.

DO NATURAL ZAMBUJEIRO. Apesar de ser da mesma espécie das oliveiras, mas há uma diferença muito grande entre a oliveira verdadeira da oliveira-brava, da qual fala o autor nesta sua metáfora. De acordo com a teologia judaica, os gentios eram comparados a este zambujeiro bravo, que não servia para ser utilizados pelos seres humanos, pelo contrário, ele ocupava inutilmente as terras dos agricultores.

E CONTRA A NATUREZA. Paulo era consciente de que, o que ele estava falando era algo inconcebível, até porque, este tipo de enxerto não dava certo, no processo natural. A questão do enxerto de arvores era praticada desde a antiguidade, mas neste caso não podia ser, porque o zambujeiro não combinava com a oliveira boa. Porem, este é o sentido da metáfora, em que Paulo mostra que Deus torna o impossível, possível.

ENXERTADO NA BOA OLIVEIRA. Como apóstolo dos gentios, Paulo defendia com todas as suas forças a participação graciosa dos gentios no reino de Deus, e a prova disto é que ele teve a sua relevante chamada para fazer missões transculturais entre as demais nações do mundo, enquanto os demais apóstolos exerciam seus ministérios entre os judeus. Pela graça de Deus, agora os gentios eram aceitos por Deus.

QUANTO MAIS ESSES, QUE SÃO NATURAIS. Neste momento o apóstolo volta a falar a respeito dos seus conterrâneos judeus, eles que tiveram o privilégio de fazerem parte da aliança de Deus com o seu povo Israel. O apóstolo tem mostrado que os hebreus sempre foram importantes na economia divina, e nem todos de Israel rejeitaram a Cristo, a prova disto é que seus apóstolos eram todos da linhagem de Israel.

SERÃO ENXERTADOS NA SUA PRÓPRIA OLIVEIRA. No caso do enxerto de um galho da oliveira boa em outra também boa, isso era um processo natural. Essa ciência sempre foi utilizada para melhorar as espécies de plantas, no cultivo de lavouras. Já no sentido espiritual, essa é de fato uma profecia escatológica que aponta para o futuro de Israel, que será novamente chamado para o centro dos planos de Deus, quando durante a grande tribulação reconhecerão em Cristo Jesus, a pessoa do Messias de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...