segunda-feira, 27 de maio de 2019

Romanos 13:5-6

Romanos 13:5-6 - Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência. Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo.
PORTANTO É NECESSÁRIO. O conselho incisivo de Paulo aos seus leitores é no sentido de que os irmãos evitassem problemas com as autoridades do império. Naquela época, haviam movimentos de libertação, principalmente por parte dos judeus, a fim de se tornarem livres do julgo pesado do império romano. Mas querendo o bem da igreja de Cristo na cidade de Roma é que o autor faz tais recomendações. Bastavam as perseguições religiosas contra os servos de Cristo, que já eram muitas e diversas.

QUE LHE ESTEJAIS SUJEITOS. O tema abordado por Paulo deixa bem claro que as autoridades políticas é um mal necessário, porque os magistrados são levantados por Deus, para o bem de todos, principalmente do cidadão de bem. De forma que, se rebelar contra tais autoridades é se levantar contra a ordenança de Deus, e quem assim procede sofre as consequências, porque tais autoridades são criadas para isso.

NÃO SOMENTE PELO CASTIGO. Deus ordena as autoridades, e as autoridades pela inteligência que Deus lhe deu criam as leis civis de cada nação, justamente para que a sociedade viva de forma organizada. Quem desobedece às leis do seu país, tem que arcar com as consequências. Quem pratica um crime, ou seja, quem desobedece às leis vigentes no seu país é julgado pela justiça, condenado pela lei e perde a liberdade.

MAS TAMBÉM PELA CONSCIÊNCIA. No caso dos leitores de Paulo, que eram os irmãos da igreja de Cristo na cidade de Roma, se eles não cumprissem as leis do Estado, seriam como qualquer outro cidadão, penalizados. Além do mais, tinha o problema da consciência, porque a partir deste ensino da parte de Paulo, eles todos se tornavam conscientes de que estavam indiretamente desobedecendo a Deus.

POR ESSA RAZÃO TAMBÉM PAGAIS TRIBUTOS. Todo governo tem a necessidade da arrecadação de impostos tributos e contribuições da sociedade para manter a máquina pública funcionando e os serviços sociais a disposição da própria população. Os judeus não gostavam de pagar seus impostos ao império romano, por achar que era um governo pagão, mas para Paulo, a igreja de Cristo não deveria pensar desta forma.

PORQUE SÃO MINISTROS DE DEUS. Mais uma vez, o apóstolo dos gentios salienta a realidade de que, até mesmo os governos pagãos são ordenados por Deus, uma vez que, o governo de Deus é universal, e ele tem gerência sobre todas as coisas, até mesmo na escolha dos governantes pagãos. Se Deus tem o controle sobre o simples cair de uma folha de uma arvore, quanto mais sobre as atividades dos homens.

ATENDENDO SEMPRE A ISTO MESMO. Os governos humanos receberam de Deus tal poder para administrarem as coisas públicas para o bem coletivo da sociedade em geral. Quando Deus criou o homem sobre a terra, entregou em suas mãos o domínio sobre as coisas deste mundo (Gênesis 1:26). Portanto, os filhos dos homens exercem o domínio delegado pelo Criador. E eles são levantados por Deus a fim de cumprirem suas funções no Estado, e para fazer o quem é obrigado, precisam criar impostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...