terça-feira, 21 de maio de 2019

Romanos 12:5

Romanos 12:5 - Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
ASSIM NÓS. O esfacelamento da igreja de Cristo é algo que já se podia ver nos tempos da igreja primitiva, porque haviam as igrejas formadas por cristãos legalistas, ligados as lideranças de Jerusalém e haviam as igrejas no mundo gentílico, formadas por pagãos, que se converteram do verdadeiro cristianismo, e que eram administradas por Paulo e seus amigos de ministério. Na igreja cristã da cidade de Roma isto era bem visível, por isso que Paulo tenta harmonizar esta convivência difícil, mas que se tornava possível.

QUE SOMOS MUITOS. Realmente, já no tempo dos apóstolos de Cristo era grande a quantidade de pessoas que faziam parte da igreja remida de Cristo Jesus, principalmente no mundo gentílico, onde o evangelho passou a ter uma boa aceitação. Hoje muito mais, porque praticamente em todas as nações do mundo a igreja de Cristo se encontra instalada, nos seus mais diversos ramos do cristianismo.

SOMOS UM SÓ CORPO. O escritor desejava mostrar aos seus leitores, que a igreja do Senhor Jesus é formada pela diversidade, mas que se pode desfrutar da unidade, uma vez que somos um só corpo em Cristo Jesus. Portanto, um membro não deve lugar contra o outro, nem dizer que não precisa do outro, porque no corpo há uma sincronia de funções, com o objetivo do bem comum, e isso deve prevalecer na igreja.

EM CRISTO. Cristo deve ser o elo de ligação entre todos os membros do corpo para formação de um mesmo organismo chamado igreja. Quem não vive para Cristo e com Cristo, não pode ser membro da igreja de Cristo, uma vez que, Cristo é a cabeça do corpo, que comanda todos os demais membros, mas si alguém não corresponde aos comandos de Cristo, como cabeça do corpo, não pode jamais fazer parte de tal corpo. Por esta razão é que o evangelho fala da necessidade de ter Cristo como Senhor.

MAS INDIVIDUALMENTE. Mesmo fazendo parte da diversidade, porem, não perdemos a individualidade, e isso é um grande mistério de Deus na vida dos remidos de Cristo Jesus. 1 Coríntios 12:15-16- Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo? O olho nunca vai ser orelha, nem o nariz vai ser pé jamais.

SOMOS MEMBROS. 1 Coríntios 12:20-22,27 - Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários. Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular. Nenhum membro deve achar que possui independência em si.

UNS DOS OUTROS. Verdade é que existem na igreja pessoas que são mais úteis do que outras, porque são membros que são dotados de mais responsabilidades no corpo de Cristo que é a sua igreja, como aqueles que estão ligados diretamente a cabeça que é Cristo, tais como o olho, o ouvido, a boca e etc. No entanto, como todos fazem parte de uma mesmo corpo, que é a igreja de Cristo, somos então membros uns dos outros. A conclusão que chegamos e que somos dependentes uns dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...