quinta-feira, 30 de maio de 2019

Romanos 14:5

Romanos 14:5 - Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
UM FAZ DIFERENÇA ENTRE. Não há dúvida que vários dos elementos tradicionais do judaísmo estavam embutidos na igreja Cristo para quem Paulo estava escrevendo. As evidências históricas nos fazem saber que o antigo judaísmo prevaleceu com seu cerimonialismo, ritualismo e sacramentalismo até os anos setenta, quando o templo de Jerusalém foi destruído. Depois desta data, a religião oficial dos judeus se enfraqueceu, enquanto que o cristianismo se fortaleceu cada fez mais no mundo.

DIA E DIA. No caso de Israel, os hebreus sempre foram pessoas que por fazerem da religião a coisa mais importante da vida, eles guardavam os dias especiais, tais como o dia da expiação, da pascoa, pentecostes e outros. Mas também o povo de Roma tinha o costume de decretarem feriados e dias santos em homenagem aos seus heróis, como ainda acontece nos dias de hoje, por meio da tradicional religião romana.

MAS OUTRO. É provável que os que foram conquistados pelo evangelho da libertação pregado por Paulo e seus amigos de ministério, não mais guardassem tais datas chamadas especiais, porque nas igrejas gentílicas, a liberdade cristã representava o rompimento dos quase todos os elementos do antigo judaísmo, bem como com os costumes das religiões falsas e das seitas heréticas daquela época.

JULGA IGUAIS. Para nós, os cristãos verdadeiros que tem como regra de fé a prática o evangelho da libertação, não há diferença entre um dia e outro, porque todos os dias são iguais entre si. No caso das igrejas cristãs do primeiro século, alguns comemoravam ainda algumas datas, mas com significados diferentes, tais como a Pascoa que foi substituída pela Santa Ceia do Senhor, e o Pentecoste era lembrado como um dia de cumprimento da promessa do derramamento do Espírito Santo.

TODOS OS DIAS. A composição das igrejas que tinham judeus convertidos ao cristianismo e também gentios que aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador, era um tanto complexa, porque os debates eram acirrados por conta das divergências de ordem religiosa. Em muitos casos, os judeus que se convertiam se tornavam cristãos legalistas, ao ponto de lutarem para que os servos de Cristo guardassem a lei mosaica.

CADA UM ESTEJA INTEIRAMENTE SEGURO. Os líderes cristãos, ligados às igrejas em Israel e Jerusalém, pregavam de que, porque Cristo guardou a lei de Moisés, os seus discípulos também eram obrigados a guardarem a legislação de Moisés. Paulo que teve uma revelação mais forte da nova dispensação da graça e do evangelho das boas novas de Cristo, defendia que Cristo cumpriu a lei para libertar seus remidos da lei.

EM SUA PRÓPRIA MENTE. Essa colocação feita pelo apóstolo dos gentios deixava os irmãos à vontade para eles próprios escolherem o que devia seguir. Se os judeus convertidos ao cristianismo quisessem continuar guardando a lei de Moisés, porque eram circuncidados, e a circuncisão era como um juramento para se cumprir a lei, que assim o fizessem. Agora, Paulo lutava e defendia que, os gentios que não eram circuncidados conforme a lei de Moisés, que não fossem pressionados a guardar a lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...