quinta-feira, 2 de maio de 2019

Romanos 11:22

Romanos 11:22 - Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado.
CONSIDERA, POIS. Permanece o escritor alertando seus leitores gentios, no sentido de atentarem para a graça de Deus sobre eles, pois que, a porta da graça estava aberta para todas as nações do mundo. Os gentios foram privilegiados pela nova dispensação da graça de Deus, em que por meio do evangelho o Espírito Santo apresenta o Salvador da humanidade, Cristo Jesus, Ele que é o Redentor de todo aquele que crer em seu nome, como sendo o Messias prometido por Deus, conforme as Escrituras.

A BONDADE. Tudo que Deus fez foi para benefício dos filhos dos homens, e desde que há seres humanos sobre a face da terra, que o Criador de todas as coisas trabalha para abençoar as suas criaturas. Todavia, a maior e melhor manifestação da bondade de Deus para com a humanidade foi justamente a vinda do Emanuel de Deus, Ele que se manifestou para resgatar os homens perdidos de todo a terra.

E A SEVERIDADE DE DEUS. Mas, todos aqueles que são beneficiários diretos da bondade de Deus, não devem abusar da misericórdia do Deus de amor, uma vez que, a ingratidão, a rebelião e a apostasia geram em Deus a sua severidade. Deus é amor, bondade e misericórdia, mas também é o Deus de justiça, que retribuirá a cada um segundo a sua obra. Como Juiz dos vivos e dos mortos, Ele também é fogo consumidor.

PARA COM OS QUE CAÍRAM, SEVERIDADE. Neste caso, os que caíram foram justamente os judeus que não receberam em seus corações por fé, o Messias de Deus, Ele que veio para o que era seu e os seus não o receberam. Da mesma forma, o Deus de severidade também rejeitou grande parte dos filhos de Israel para não fazerem parte da nova aliança da graça de Deus, porque provocaram a ira do Senhor.

MAS PARA CONTIGO, BENIGNIDADE. Deus foi generoso demais para com os gentios, porque as demais nações do mundo sempre se mantiveram rebeldes para com o Criador, porem, com a vinda de Cristo, o próprio Deus buscou a reconciliação com todos os filhos dos homens. Até a volta de Cristo para arrebatar a sua igreja, que a porta da graça se mantem aberta, no sentido de dar oportunidade para quem quiser.

SE PERMANECERES NA SUA BENIGNIDADE. Cristo disse: Aquele que perseverar até o fim, esse será salvo. A melhor de todas as oportunidades que Deus dá ao homem é quando o Senhor o chama ao arrependimento e transformação de vida. Aceitar a Cristo como Senhor e Salvador e depois se desviar dos caminhos do evangelho e cair da graça, e quem assim procede está jogando fora a oportunidade de vida eterna.

DE OUTRA MANEIRA TAMBÉM TU SERÁS CORTADO. Se Deus cortou a muitos dos filhos de Israel, que não deram crédito à vinda de Cristo, como sendo o Messias prometido, muito mais serão os gentios cortados da comunhão com Deus. Todos sabem que os filhos de Israel sempre foram o povo especial de Deus, mas foram atingidos pela severidade do Deus de justiça. O que cada um de nós, os gentios, que nos convertemos a Cristo temos que fazer e sermos gratos a Deus pela graça recebida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...