terça-feira, 21 de maio de 2019

Romanos 12:8

Romanos 12:8 - Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.
OU O QUE EXORTA, USE ESSE DOM EM EXORTAR. Em se tratando do entendimento que há em nossa cultura teológica e no que se compreende por esta colocação do texto em foco, podemos conjecturar que Paulo esteja se referindo aqueles que têm o dom de transmitir a doutrina cristã ideal para o crescimento espiritual do povo de Deus, que é a igreja amada de Cristo. Como também há quem diga que Paulo se refira aos que têm uma mensagem de incentivo e encorajamento para a igreja de Cristo.

O QUE REPARTE. O apóstolo Paulo fazia suas campanhas de ação social nas igrejas fundadas por ele para arrecadação de donativos para os que mais precisavam. A igreja da Judeia, por exemplo, passava por momentos de dificuldades e Paulo fez campanhas de arrecadação de alimentos para serem enviados para os irmãos. Não há dúvida que o escritor se refere ao amor fraternal posto em prática por meio de ações sociais.

FAÇA-O COM LIBERALIDADE. O exercício da generosidade é em essência o que podemos identificar como o cumprimento do segundo mandamento da lei de Cristo, que é amar ao próximo como a si mesmo. Com o confisco dos bens dos irmãos e a pesada carga tributária do império romano, os irmãos ficaram pobres economicamente, portanto, quem tinha alguma coisa precisava repartir com todos.

O QUE PRESIDE. No que tange as igrejas em Israel, existia um colegiado de apóstolos, que contava com uma liderança que presidia as atividades do ministério. Já nas igrejas fundadas por Paulo no mundo gentílico, ele Paulo era a principal liderança de todas as igrejas, mas nas igrejas regionais e locais havia as lideranças que presidiam juntamente com o apóstolo dos gentios. Paulo exercia uma liderança bem democrática.

COM CUIDADO. Nesta colocação feita por Paulo, se percebe a responsabilidade de quem fica a frente do rebanho de Cristo, porque está na responsabilidade de prestar conta por cada vida que está sob seus cuidados. Todos aqueles que exercem atividades na obra de Deus devem fazer o serviço que Deus coloca sob seus cuidados com muita dedicação e zelo, porque apesar de ser um privilégio, também é uma responsabilidade.

O QUE EXERCITA MISERICÓRDIA. Todo trabalho que se faz dentro da casa de Deus deve ser exercido com compaixão, visando sempre o bem comum do rebanho do Senhor. Servir ao nosso próximo deve ser a meta prioritária de nossas atividades na obra do Senhor, isso em cumprimento ao mandamento de Cristo, quanto ao amor fraternal. A evangelização deve ser feita neste aspecto de ajudar ao nosso próximo.

COM ALEGRIA. Não podemos exercer compaixão para com os que mais precisam como se isso fosse uma obrigação, mas sim como um privilégio, até porque, quem exerce misericórdia para com o seu semelhante, recebe de Deus, o grande benfeitor da humanidade sua recompensa certa. Todo aquele que planta amor para com os desvalidos deve ter prazer e contentamento em ter condições de socorrer os outros, porque de uma forma ou de outra vai fazer uma boa colheita, aqui e na eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...