segunda-feira, 27 de maio de 2019

Romanos 13:7

Romanos 13:7 - Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.
PORTANTO. Este tema desenvolvido por Paulo, do versículo primeiro até o sétimo foi muito importante, porque estabeleceu parâmetros de comportamento da igreja com o Estado, no que diz respeito aos deveres dos irmãos para com as autoridades. Se houve problemas, foi dos governos contra a igreja, mas a igreja, historicamente se comportou de conformidade com os ensinos de Paulo, nesta sua carta. Aliais, se fizermos um apanhado dos ensinos cristão sobre estes assuntos, à igreja sempre foi nota mil.

DAI A CADA UM. O escritor se reporta aos deveres financeiros dos seus leitores quanto às obrigações para com os governos. Os servos de Cristo são cidadãos como qualquer outro que faz parte da sociedade organizada. Se qualquer cidadão tem o dever de pagar seus impostos ao Estado, da mesma forma, são os cristãos verdadeiro, e ainda com um diferencial, porque o servo de Cristo tem o dever de ser fiel em tudo.

O QUE DEVEIS. Sempre existiu por parte dos governos a cobrança de taxas diversas sobre os cidadãos de cada país, nação ou império. E no caso da época em que Paulo escreveu esta sua carta, e no que diz respeito aos seus leitores, eles tinham que pagar uma carga tributária exorbitante, porque os irmãos viviam sob o domínio do império romano, e não de um governo normal. O império dominava sobre várias nações.

A QUEM TRIBUTO, TRIBUTO. Geralmente os tributos eram cobrados pelas altas autoridades do império romano, que eram arrecadações permanentes sobre propriedades privadas ou concessões do governo as autoridades menores, mais que também faziam parte do império. Estes tributos serviam para manutenção da família real, bem como das altas autoridades, e também das forças armadas do império.

A QUEM IMPOSTO, IMPOSTO. Já os impostos eram cobrados pelas autoridades locais de cada país, estado ou município. Assim como hoje existem em nosso país, os tributos federais, que entram no cofre do governo federal, mas também existem os impostos estaduais e municipais que os cidadãos têm que pagarem. Geralmente estes impostos são cobrados por eventuais transações econômicas de menores valores comerciais. Além da participação nos tributos federais, os estados e municípios cobram impostos.

A QUEM TEMOR, TEMOR. O apóstolo dos gentios fecha este tema com duas frases que efetivamente faziam com que seus leitores pensassem duas vezes antes de desobedecerem às autoridades ou negarem os tributos e os impostos. Tem um ditado que diz, quem tem poder, é porque pode, quem tem poder, pode dá ordem, e obedece quem tem juízo. Paulo mandou que os irmãos respeitassem as autoridades.

A QUEM HONRA, HONRA. É provável que nas reuniões da comunidade cristã em Roma, se fizessem presentes algumas das autoridades ligadas ao governo central, ou tribunos de menor autoridade. Nesta sua colocação, Paulo recomenda aos irmãos que se comportassem com educação e respeito diante de tais autoridades. Como também se alguns dos irmãos fossem chamados à presença das autoridades do império, que se apresentassem com temor e tremor, honrando quem era autoridade superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...