quinta-feira, 2 de maio de 2019

Romanos 11:11

Romanos 11:11 - Digo, pois: Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação.
DIGO, POIS: PORVENTURA TROPEÇARAM. Qual foi o tropeço dos judeus, sobre o qual Paulo fala? Os seguidores do judaísmo conheciam suas literaturas religiosas muito bem, principalmente a lei de Moisés, mas também as pregações dos seus profetas. Todavia, mesmo sabendo de tudo que vaticinavam as Escrituras sobre o Messias prometido, quando Jesus Cristo veio para o que era seu, os seus não o receberam. Endureceram seus corações para não crerem que Jesus era o Emanuel.

PARA QUE CAÍSSEM? O tropeço deu um abalo descomunal para os filhos de Israel, e a prova disto é que permaneceram subjugados ainda aos romanos por muitos anos, e só vieram a ser reconhecido como nação ha poucos anos atrás. Os prejuízos foram incalculáveis para os judeus, e a história vem comprovando tudo isso, com o quase banimento do judaísmo da face da terra. Tudo isto ensina sobre a disciplina de Deus.

DE MODO NENHUM. No entanto, Deus deixou um remanescente dos filhos de Israel, que foram justamente aqueles que creram em Jesus Cristo como sendo o Messias de Deus. Os apóstolos de Cristo foram todos descendentes dos judeus, inclusive o apóstolo dos gentios, Paulo. E foram justamente eles que deram continuidade à obra da igreja de Cristo, não somente no país de Israel, mas em todo o mundo gentílico.

MAS PELA SUA QUEDA. Os judeus não podiam reclamar de Deus pelos cativeiros que tiveram que atravessar, nem muito menos pelo domínio dos romanos sobre eles, isso porque estavam pagando pelas consequências dos seus muitos pecados contra o Senhor, que sempre os abençoou e que só queria o bem do seu povo. O castigo veio para que o mundo inteiro tivesse a oportunidade de conhecer a Cristo, o Salvador.

VEIO A SALVAÇÃO. Durante a velha dispensação a salvação não era vista do mesmo modo com que o Novo Testamento lhe apresenta. Nos escritos de Moisés o tema não é abordado como compreendemos já no tempo da nova dispensação. Já no tempo dos profetas este tema começou a ser apresentando aos filhos de Israel, mas foi por Cristo e seus apóstolos que a salvação teve seu maior significado para a igreja de Cristo.

AOS GENTIOS. O Velho Testamento divide os povos em dois tipos de gentes, os judeus, que eram os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, eles que fazia parte da aliança da lei com o Deus único e verdadeiro. E as demais nações do mundo, que eram chamados pelos hebreus de gentios, ou de pagãos, que não faziam parte da aliança de Deus com o seu povo Israel. Em todos os séculos a igreja foi composta na sua grande maioria de gentios, e o apóstolo Paulo foi pioneiro na evangelização do mundo gentílico.

PARA OS INCITAR À EMULAÇÃO. A volta de Cristo para arrebatar a sua igreja, e com a saída imediata de bilhões de cristãos do planeta terra, vai de fato despertar os judeus sobre todas as verdades que o evangelho fala sobre Jesus Cristo. E é dado por certo que, durante a grande perseguição que os judeus irão passar durante a grande perseguição, eles irão reconhecer que o Jesus da igreja era o Messias enviado por Deus para o seu povo. Não há dúvida que os filhos de Israel se converterão a Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...