quinta-feira, 30 de maio de 2019

Romanos 14:1-2

Romanos 14:1-2 - Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas. Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes.
ORA, QUANTO AO QUE ESTÁ ENFERMO NA FÉ. Gálatas 6:1-2 - Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse: Esforça-te (Isaías 41:6).

RECEBEI-O. A igreja de Cristo, como comunidade que deve praticar o amor fraternal deve ser inclusiva e não um povo que faz acepção de pessoas. Sempre existiu aqueles que são mais fracos na fé, sujeitos a sofrerem retrocesso em suas vidas espirituais. Mas, sempre que um dos pequeninos de Cristo fracassar, se faz necessário que os mais fortes na fé, sempre ofereçam oportunidade de reconciliação, a fim de voltar ao redil.

NÃO EM CONTENDAS. Cristo disse: quem comigo não ajunta espalha (Mateus 12:30). Parece que na igreja cristã da cidade de Roma tinha alguns que estavam se comportando como o irmão mais velho da parábola do filho pródigo, que se sentiu enciumado quando seu irmão mais novo voltou para a casa do Pai. E isso ainda acontece nos dias de hoje, alguns não vão em busca das ovelhas que se desgarraram.

SOBRE DÚVIDAS. Mateus 18:12-14 - Que vos parece? Se algum homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não irá pelos montes, deixando as noventa e nove, em busca da que se desgarrou? E, se porventura achá-la, em verdade vos digo que maior prazer tem por aquela do que pelas noventa e nove que se não desgarraram. Assim, também, não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca. Muitos nunca entendem o significado esta parábola de Cristo.

PORQUE UM CRÊ QUE DE TUDO SE PODE COMER. Tudo indica que estava havendo contendas naquela comunidade cristã por conta do asceticismo. Parece que a seita dos essênios havia se estalado na igreja de Cristo que estava em Roma, ao ponto de alguns que eram débeis na fé, se recusarem a participar do rebanho do Senhor. Neste caso, os mais firmes na fé estavam discriminando aqueles que eram mais fracos na fé.

E OUTRO, QUE É FRACO. Nem todos tem a mesma fé, por isso que o evangelho fala sobre aqueles homens de pequena fé, porque estes são pessoas que se sentem inseguras sobre determinadas práticas ou doutrinas cristãs. No entanto, estes que são mais fracos precisam da ajuda e da compreensão dos que são mais fortes, porque o importante é perseverar até o fim, como Cristo Jesus ensinou aos seus.

COME LEGUMES. Na igreja de Cristo que estava na cidade de Corinto também houve questões desta natureza, em que alguns estavam se escandalizando com aqueles que comiam carnes. Certamente nesta igreja tinha os que eram vegetarianos, por renunciarem o comer carnes de qualquer tipo, por isso que se alimentavam somente de legumes. É provável que estes eram essênios convertidos ao cristianismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...