segunda-feira, 27 de maio de 2019

Romanos 13:4

Romanos 13:4 - Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal.
PORQUE ELA É MINISTRO DE DEUS. Percebe-se que até aqueles que aparentemente não servem a Deus, no final das contas cumprem os propósitos do grande governante de todas as coisas. Já se diz que, o povo tem o governo que merece, e com isso parece concordar esta mesma mensagem que Deus permite que se levante governantes negativos, quando o povo é ruim e anda na contra mão da verdade. Todos fazem o querer de Deus, porque sua vontade e governo são irresistíveis e soberanos.

PARA TEU BEM. Quando o povo é bom, Deus permite que os governantes criem projetos de leis que só beneficiam os que mais precisam. Deus é bom, e sempre faz o que é bom para quem executa sua vontade. Os olhos de Deus estão acompanhando tudo que acontece no planeta terra, principalmente o que diz respeito aos filhos dos homens, e como ele se preocupa sempre com o seu povo, Ele exalta a homens bons.

MAS, SE FIZERES O MAL, TEME. Em tudo se ver a funcionalidade da colheita segundo a semeadura, como está escrito em Gálatas 6:7 - Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Ninguém ficará impune por praticar o que é errado e negativo, isso porque, quem escapar das malhas da justiça dos homens, com certeza, não escapará da justiça imparcial de Deus.

POIS NÃO TRAZ DEBALDE A ESPADA. Além de demostrar que todas as autoridades são constituídas por Deus, Paulo também faz com que os seus leitores compreendam que suas ações também são controladas pela justiça de Deus. Assim como Deus usa as autoridades honestas e justas para trazer benefício para os homens bons, do mesmo modo, Deus termina se utilizando dos políticos ruis para castigo dos malfeitores.

PORQUE É MINISTRO DE DEUS. A verdade é que o sentimento religioso espiritualiza somente as atividades próprias da obra de Deus, ao ponto de acharmos que somente os ministros do evangelho estão a serviço de Deus. Porem, o governo de Deus é muito mais abrangente do que se possa imaginar, e podemos dizer que até o diabo tem suas ações controladas pelo dominador de todas as coisas, que é o Deus Todo-poderoso.

E VINGADOR PARA CASTIGAR. Os que são de Deus, são usados para fazer o bem a todos, principalmente aos domésticos da fé. Mas os que não vivem para Cristo e com Cristo, são instrumentos do mal e das trevas, portanto, são estes que são usados para castigar os malfeitores. Essa é a guerra invisível do mal contra o mal, e quem quiser escapar do castigo, que faça sempre o que é certo e honesto diante de Deus.

O QUE FAZ O MAL. Bons conselhos o apóstolo dos gentios transmite para seus leitores, no sentido de que, a igreja de Cristo trilhe um bom caminho diante de Deus, e diante das autoridades humanas. A história do cristianismo narra às injustiças do império romano contra os cristãos, porem, muito mais casos bárbaros as autoridades do império praticaram contra os que não seguiam a Cristo. Quem é de Deus tem a proteção do exercito dos céus, mas quem não é de Deus está desprotegido sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...