quinta-feira, 2 de maio de 2019

Romanos 11:20-21

Romanos 11:20-21 - Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme. Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também.
ESTÁ BEM; PELA SUA INCREDULIDADE. Primeiro, pela incredulidade dos judeus em tudo que prometia a legislação de Moisés, uma vez que, com o passar do tempo, os filhos de Israel deixaram de dar crédito aos mandamentos da lei de Moisés. Depois, Paulo se refere ao que aconteceu com os seguidores do judaísmo, no tempo em que Deus enviou o Messias prometido, e em vez dos judeus acreditarem que Jesus Cristo era o Emanuel de Deus, os seus líderes rejeitaram o Redentor, matando o Salvador.

FORAM QUEBRADOS. Porem, a rejeição de Israel se deu muito antes da vinda de Cristo para o seu povo, e a prova disto foi justamente os dois cativeiros, assírio e babilônico, além do domínio dos romanos sobre os hebreus. No entanto, o mais forte golpe nos ramos rebeldes se deu, pelo foto de que eles não creram em Cristo Jesus, o que levou o Deus eterno a firmar uma nova aliança com todos os povos do mundo.

E TU ESTÁS EM PÉ PELA FÉ. De acordo com a aliança da lei de Moisés, os filhos de Israel eram obrigados a cumprirem as exigências da legislação de Moisés, com isso entrava em cena o mérito pessoal daqueles que mais se esforçassem. Já na nova aliança da graça de Deus, tanto o judeu convertido ao cristianismo, bem como o gentio que aceita a Cristo como Senhor e Salvador, entram com sua fé em Cristo Jesus.

ENTÃO NÃO TE ENSOBERBEÇAS, MAS TEME. Paulo alerta aos cristãos de sua época que não se gloriassem pelo fato de que agora alcançaram a graça de Cristo, simplesmente por crerem no Redentor da humanidade. Temer neste caso é ficar somente glorificando a Deus e agradecendo a ele por fazer parte da família divina. O temor devido a Deus, tanto fazia parte da antiga aliança, quanto da nova também.

PORQUE SE DEUS NÃO POUPOU. A rejeição de Deus aos judeus rebeldes e incrédulos é mais uma vez revelada por Paulo, como castigo pela desobediência os filhos de Israel. O Senhor é bondade, misericórdia e graça, mas a mesma bíblia também diz que Deus é justiça e juízo, e que toma as devidas providências, quando necessário castigar os rebeldes e desobedientes. Deus é o Juiz dos vivos e dos mortos também.

OS RAMOS NATURAIS. O apóstolo dos gentios volta a falar de sua metáfora, no que diz respeito a Israel sendo representado a uma oliveira verdadeira. Os ramos naturais a que se refere o escritor dizem respeito aos seguidores do judaísmo, que foram cordados da nova aliança, pelo fato de que não creram de que Jesus de Nazaré era na realidade o Messias prometido por Deus. Paulo fala dos judeus incrédulos.

TEME QUE NÃO POUPE A TI TAMBÉM. Como apóstolo dos gentios que era, Paulo pede muita cautela aos gentios convertidos ao cristianismo, no sentido de que eles não fossem soberbos para com os filhos de Israel, porque se Deus não poupou os descendentes de seu amigo Abraão, poderia ser que o Deus de justiça quisesse da mesmo forma rejeitar os gentios, fechando assim a porta da graça para todos. O que o autor pede aos seus irmãos gentios é que ficassem em paz com os filhos de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...