segunda-feira, 27 de maio de 2019

Romanos 13:9

Romanos 13:9 - Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
COM EFEITO: No texto anterior, Paulo havia terminado falando sobre a lei de Moisés, que era bem conhecida pelos seus leitores, principalmente dos judeus convertidos ao cristianismo, que faziam parte da igreja cristã que ficava na cidade de Roma. E neste presente versículo, o escritor até cita alguns dos mandamentos da legislação de Moisés, talvez os principais, para em seguida dizer que o amor é o cumprimento de todos os mandamentos da lei. Paulo quis dizer que um novo mandamento era o amor.

NÃO ADULTERARÁS. O adultério é citado como representação de todos os pecados do sexo ilícito. O adultério é praticado por uma pessoa que é casada mas que trai seu conjugue com outra pessoa, mas existe a prevaricação, que é o sexo de uma pessoa solteira com outra casada, e existe também a fornicação, que é o sexo fora do casamento entre duas pessoas solteiras. A lei recomendava não praticar sexo ilícito.

NÃO MATARÁS, NÃO FURTARÁS. A vida é um presente de Deus para todos os seres humanos, e a lei recomendava que uma pessoa não tinha o direito de tirar a vida do seu próximo, porque somente Deus que há deu, é quem pode tomar de volta. O roubo era uma proibição severa sobre aqueles que tentavam contra o patrimônio alheio, ao ponto de terem as mãos decepadas, aqueles que fossem apanhados roubando.

NÃO DARÁS FALSO TESTEMUNHO, NÃO COBIÇARÁS. O falso testemunho faz parte da lei, e as Escrituras afirma que é uma das seis coisas que Deus aborrece, porque a falsa testemunha se desboca em mentiras (Provérbios 6:19). Da mesma forma, a lei também proibia a cobiça, que era o sentimento de possuir o que não é seu. Porque a cobiça provoca muitos outros males que os filhos dos homens fazem contra o próximo.

E SE HÁ ALGUM OUTRO MANDAMENTO. Paulo cita apenas cinco dos dez mandamentos da lei de Moisés, porque a quebra destes mandamentos citados pelo apóstolo era uma maldade que se praticava diretamente contra o próximo, como característica de quem realmente não tem amor ao seu semelhante. É bom lembrar que esta lista citada por Paulo estava em várias leis morais até dos homens incrédulos.

TUDO NESTA PALAVRA SE RESUME. Quem ama ao seu próximo, não adultera contra ele, não investe contra sua vida para matar o seu semelhante, não rouba aquilo que não é seu, mas que pertence ao seu próximo, não pratica mentiras contra quem quer que seja, por meio do falso testemunho, nem muito menos fica cobiçando as coisas do seu semelhante. Quem quiser cumprir todos os códigos de leis morais, ame aos outros.

AMARÁS AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO. O cristianismo verdadeiro tem duas direções distintas, que são: Vertical e horizontal, vertical, porque o primeiro mandamento é amar a Deus acima de todas as coisas, e horizontal, porque o segundo mandamento da lei de Cristo é amar ao nosso próximo como a nós mesmos. Se a sociedade e todos aqueles que fazem parte dela praticassem este mandamento da lei de Cristo, não haveria tantas injustiças dos seres humanos contra o seu próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...