terça-feira, 30 de abril de 2019

Romanos 11:9-10

Romanos 11:9-10 - E Davi diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, E em tropeço, por sua retribuição. Escureçam-se-lhes os olhos para não verem, E encurvem-se-lhes continuamente as costas.
E DAVI DIZ. Assim como Isaías, Davi também foi usado por Deus em seus Salmos para falar sobre o tempo da nova dispensação, no que diz respeito a Israel, nesta parte. Salmos 69:22-23 - Torne-se-lhes a sua mesa diante deles em laço, e a prosperidade em armadilha. Escureçam-se-lhes os seus olhos, para que não vejam, e faze com que os seus lombos tremam constantemente. Essa profecia veio a se cumprir em Israel, o que só comprova que os fatos da nova dispensação estavam na vontade e planos de Deus.

TORNOU-SE-LHES A SUA MESA. Essa “mesa” fala sobre as festividades e os banquetes que os judeus celebravam, mesmo estando em estado de calamidade. Talvez Paulo estivesse pensando no cerimonialismo religioso praticado pelos judeus, que aparentemente tinha conotação de certo, mas que no fundo no fundo apenas servia de vergonha para o povo judeu, uma vez que, não tinha mais validade nem valor.

EM LAÇO E EM ARMADILHA. Quando o autor fala sobre “laço”, ele está pensando em algo que prendia suas vítimas, como no caso de um caçador que armava um laço para prender sua caça. E “armadilha”, tem a mesma conotação de prender algo para ser pego pelo caçador. Israel se encontrava preso no judaísmo como tradição religiosa que não teve a capacidade de perceber que o seu Messias estava entre eles.

E EM TROPEÇO. O “tropeço” tem como objetivo fazer alguém cair no próprio laço ou armadilha, que no caso do povo judeu, suas próprias tradições religiosas serviram de pedra ou corda de tropeço para que caíssem em suas próprias armadilhas. Tropeçaram, porque estavam como que cego, a fim de não compreenderem as Escrituras que tanto falavam do Messias de Deus, e não viram que ele estava presente.

POR SUA RETRIBUIÇÃO. Já no tempo de Moisés e de conformidade com a lei, o alerta já falava de que, se os hebreus não cumprissem as leis de Deus seriam castigados pela situação de desobediência. Além de que o Senhor levantou muitos profetas para advertir os filhos de Israel que, seriam deportados para outras nações e dominados por outras gentes. Mas o pior foi terem rejeitado o próprio Deus, rejeitando a Cristo.

ESCUREÇAM-SE-LHES OS OLHOS PARA NÃO VEREM. O apóstolo dos gentios afirma que o que aconteceu com os judeus no que tange a não terem visto que o Emanuel estava entre eles foi permitido pelo próprio Deus, isto é, o Senhor vedou os seus olhos para não enxergarem que o Messias estava entre eles. Certamente esta tese defendida por Paulo deve ter provocado pavor nos seus leitores judeus em Roma.

E ENCURVEM-SE-LHES CONTINUAMENTE AS COSTAS. Esta colocação feita por Paulo fala a respeito da situação de escravidão tão profunda em que os judeus se encontravam no tempo em que Cristo se manifestou, mas não escravidão social, porem, no sentido do julgo da lei. O sistema religioso do judaísmo havia se tornado em um fardo tão pesado, ao ponto de provocar debilidade nos seus seguidores, ao ponto de andarem encurvados para baixo, e com isso, não tiveram visão para ver o Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...