sexta-feira, 1 de setembro de 2017

2 Coríntios 5:13-14

2 Coríntios 5:13-14 - Porque, se enlouquecemos, é para Deus; e, se conservamos o juízo, é para vós. Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram.
PORQUE SE ENLOUQUECEMOS, É PARA DEUS. Não há que duvidar que esta era uma das acusações feitas pelos oponentes de Paulo na igreja em Corinto, em que o apóstolo estava delirando, quanto ao tipo de evangelho que ele pregava. Os judaizantes também acusavam a Paulo de que ele estava usando as profecias messiânicas de forma errada, tentando provar que Jesus era o Messias. Da mesma forma, os cristãos legalistas faziam, quanto ao evangelho pregado por Paulo.

E, SE CONSERVAMOS O JUÍZO, É PARA VÓS. Mesmo sendo acusado de ser louco por causa do evangelho que pregava, pelos seus opositores naquela igreja, mas foi desta forma que o apóstolo dos gentios pregou o evangelho naquela cidade, conquistou muitas vidas para o reino de Cristo. Enquanto que, os seus acusadores, não fizeram o mesmo, pelo contrário, depois da igreja fundada, estavam invadindo aquele lugar.

PORQUE O AMOR DE CRISTO. Primeiro, o autor fala do amor que Cristo teve por ele e por todos aqueles que eram seus filhos na fé na cidade de Corinto. Amor este da parte de Cristo, que o levou a servir de expiação pelos pecados de todos. Mas o apóstolo também fala do seu amor por Cristo que o levou a se gastar em prol da obra de Deus, e assim fazia Paulo, impulsionado pela força maior que vem de Cristo Jesus, o Senhor.

NOS CONSTRANGE. Este “constranger” pode ser analisado em duas direções. primeira, como força de atração em que os filhos dos homens se rendem ao poder de convencimento da obra perfeita de Cristo em prol da humanidade. E segunda, pela força de propulsão que o amor de Cristo nos constrange a fazer a sua vontade, em levar o seu evangelho aquelas pessoas que ainda não conhecem ao Filho de Deus.

JULGANDO-NOS ASSIM QUE. Neste caso, a força do amor de Cristo na mente do escritor funcionava como incentivadora, a fazer o que fosse possível, pela obra do reino dos céus. Quem já recebeu os benefícios da redenção de Cristo, não tem como continuar inerte, sem propalar a salvação que há no Redentor da humanidade, Cristo Jesus. Por isso que, o fator evangelização se torna algo natural para o remido.

SE UM MORREU POR TODOS. O escritor fala da morte expiatória do Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. A morte de Cristo foi uma morte substituta, como está registrado em (Isaías 53:4-5), isso porque o cordeiro que era sacrificado pelo perdão do povo, ainda no tabernáculo, bem como o cordeiro emissário, já eram tipologias do sacrifício expiatório e propiciatório do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, o Redentor.

LOGO TODOS MORRERAM. Por fim, o apóstolo Paulo fala sobre o resultado da redenção de Cristo para os que fazem parte de sua igreja. Assim como Cristo morreu pelos seus remidos, no mundo espiritual, os seus seguidores morreram para o mundo. Por isso que está escrito que: Se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima. Os remidos de Cristo morreram para o mundo e reviveram para Cristo. O escritor não está falando da morte física, mais sim, da renúncia ao mundanismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...