sábado, 30 de setembro de 2017

2 Coríntios 8:22

2 Coríntios 8:22 - Com eles enviamos também outro nosso irmão, o qual muitas vezes, e em muitas coisas, já experimentamos ser diligente, e agora muito mais diligente ainda pela muita confiança que em vós tem.
COM ELES ENVIAMOS TAMBÉM. Certamente o autor fala de Tito e do irmão, cujo louvor no evangelho já era bem conhecido de todos. Tito era, quem sabe, o mais conhecido da igreja de Cristo em Corinto, até porque recentemente cumpriu uma missão naquela igreja. O irmão a que se refere Paulo anteriormente, certamente era um evangelista, que fazia missão evangelística em lugar de Paulo. Já este terceiro, é mais um daqueles cristãos anônimos, que não gostava de aparecer, mas fazia a obra.

OUTRO NOSSO IRMÃO. Não se trata de um irmão biológico de Paulo, nem muito menos de Tito, mas se trata de um irmão da igreja. Os judeus se consideravam irmãos uns dos outros, e esta boa tradição foi passada para o cristianismo, o que prevalece até os dias de hoje. Somos todos irmãos, porque aceitamos a Cristo e ganhamos o direito de sermos feitos filhos de Deus, conforme o evangelho de (João 1:12)

O QUAL MUITAS VEZES. O irmão que estava fazendo parte da comitiva liderada por Tito, tinha as credenciais de que fazia parte do círculo de amizade e confiança da parte do apóstolo Paulo, e isso era suficiente para ser bem recebido pela igreja de Cristo em Corinto. O envio deste terceiro participante da comitiva dava mais segurança e transparência à campanha de Paulo e cavala a boca dos seus oponentes.

E EM MUITAS COISAS. Este irmão na fé era mais um polivalente na obra de Deus, em que o apóstolo dos gentios afirma que ele era pau para toda obra. Dentro das conjecturas que são feita a respeito desta pessoa, alguns chegam a afirmar que este irmão seria um diácono da igreja, porque os diáconos eram experimentados em todos os trabalhos e atividades das comunidades cristãs, sempre a serviço da igreja.

JÁ EXPERIMENTAMOS SER DILIGENTE. Este experimentar citado pelo escritor diz respeito a designar para as mais diversas tarefas e a pessoa cumprir com sucesso suas funções determinadas. Quanto ao ser diligente, também nos ensina sobre a prontidão e ânimo de tal pessoa em fazer com alegria tudo aquilo que lhe determinam que faça em benefício da igreja do Senhor Jesus Cristo aqui na terra.

E AGORA MUITO MAIS DILIGENTE AINDA. Paulo nos deixa transparecer por meio desta frase que, o tal irmão, quando designado pelo apóstolo a fazer parte desta comitiva para executar este serviço de ação social em prol dos carentes da Judeia, ele de imediato se pôs a disposição com um ânimo muito avantajado. Percebe-se que o tal irmão recebeu mais essa incumbência e responsabilidade com alegria no coração.

PELA MUITA CONFIANÇA QUE EM VÓS TEM. Ao que tudo indica esse irmão já conhecia a igreja de Cristo que estava na cidade de Corinto, por isso que, quando Paulo lhe fez o comunicado, ele sem coxear em dois pensamentos, prontamente se colocou a disposição. Esse membro da comitiva sabia de que podia confiar nos irmãos da igreja em Corinto, que este serviço seria executado de forma avantajada, porque certamente já havia trabalhado no meio deles. É isso que podemos entender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...