terça-feira, 9 de janeiro de 2018

1 Coríntios 4:17

1 Coríntios 4:17 - Por esta causa vos mandei Timóteo, que é meu filho amado, e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo, como por toda a parte ensino em cada igreja.
POR ESTA CAUSA VOS MANDEI TIMÓTEO. Sabendo Paulo que à igreja em Corinto estava se comportando diferente das demais igrejas por ele fundadas, então, o apóstolo resolve mandar um dos seus amigos de ministério para tentar contornar a situação. Timóteo era filho de mãe judia, mas de pai grego, ele que desde muito jovem vinha sendo instruído nos costumes dos judeus por sua mãe e por sua avó, mas que de foto, se converteu ao cristianismo por meio da pregação do apóstolo Paulo.

QUE É MEU FILHO AMADO. Como missionário que era e pregador incansável do evangelho de Cristo, por onde passava anunciava as boas novas de Cristo Jesus, o Salvador. E tendo encontrado Timóteo, o levou a ter um encontro com Cristo. O fato de Paulo chamar a Timóteo de amado, isso nos ensina sobre a sua maneira amorosa de tratar seus companheiros de ministério, o que deveria servir de lição para muitos.

E FIEL NO SENHOR. Desde os primeiros momentos de sua conversão ao cristianismo que Paulo vinha acompanhando o crescimento e desenvolvimento espiritual de seu Filho na fé, Timóteo. Por isso que o escritor declara que Timóteo era fiel no Senhor, e isso fala do compromisso que este jovem ministro do evangelho tinha com a causa do reino de Cristo. Infelizmente esta missão de Timóteo não foi bem sucedida.

O QUAL VOS LEMBRARÁ. Como Paulo não podia estar ao mesmo tempo dando assistências a muitas igrejas fundadas por ele, então, o apóstolo trabalhava com uma boa equipe de cooperadores, estes mesmos que cumpriam missões em lugar de Paulo nas igrejas o representando. E Timóteo foi bem instruído por Paulo de como deveria agir quando chegasse na comunidade cristã que estava na grande cidade de Corinto.

OS MEUS CAMINHOS EM CRISTO. No primeiro momento, podemos dizer que Timóteo falaria de como Paulo vivia envolvido em suas muitas atividades para dar conta de suas missões transculturais, tendo que viajar para vários países. No entanto, o que o autor desejava mesmo era repassar por meio de seu filho na fé para a igreja de Corinto de como funcionavam as igrejas por ele fundadas no mundo gentílico.

COMO POR TODA A PARTE ENSINO. Quando o missionário chega de princípio em uma determinada cidade, ele cuidava em primeira mão de semear as boas novas do evangelho de Cristo. E, na medida em que pessoas se convertiam do paganismo ao cristianismo, o apóstolo trabalhava intensamente com o discipulado. Como era de costume, Paulo também formava o corpo ministerial da igreja local com suas regras.

EM CADA IGREJA. Nas igrejas fundadas por Paulo no mundo gentílico existiam as regras ministeriais gerais, mas também existiam as regras ministeriais locais, conforme a necessidade de cada comunidade cristã. Porem, as igrejas ligadas às lideranças da igreja matriz de Jerusalém funcionavam diferente, por isso que, a chegada dos representantes de Jerusalém nas igrejas gentílicas provocava transtorno, Porque as regras ministeriais aplicadas por Paulo eram diferentes das dos demais apóstolos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...