sábado, 6 de janeiro de 2018

1 Coríntios 4:10

1 Coríntios 4:10 - Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós vis.
NÓS SOMOS LOUCOS. Paulo escreve um “nós” editorial, mas de fato se reporta a se mesmo falando do conceito que os seus oponentes lhe davam quanto a sua maneira de transmitir o evangelho de Cristo e as doutrinas cristãs. Aqueles que trabalhavam contra o ministério de Paulo faziam de tudo para poder desclassifica-lo em suas atividades, mas o objetivo final era de fato deter a marcha da igreja, que vinha crescendo muito em todas as partes do mundo gentílico, pelas atividades de Paulo.

POR AMOR. Desde os primeiros momentos em que o apóstolo dos gentios teve o seu encontro pessoal com o Salvador da humanidade, que ele viu nascer em sua alma um amor descomunal pelas coisas do reino de Deus. E agora, não media esforços para executar sua importante missão em levar as boas novas de Cristo, principalmente onde o Senhor Jesus ainda não era conhecido, desbravando novos campos missionários.

DE CRISTO. Dentre todos os apóstolos da igreja primitiva, ninguém mais que Paulo foi mais perseguido dentro e fora das igrejas, e isso por amor a Cristo. Muitas perseguições o apóstolo dos gentios teve que enfrentar dos seus próprios compatriotas, os judeus, bem como das demais lideranças religiosas das falsas religiões, sem falar na implacável oposição do império romano contra ele.

E VÓS SÁBIOS EM CRISTO. Mas, enquanto os opositores de Paulo o tachavam de louco, pela forma como ele pregava o evangelho, o importante era que vidas estavam sendo alcançadas pela graça divina. E aqueles que se rendiam aos pés de Cristo se tornavam sábios, porque recebiam o Espírito Santo de Deus, e com isso recebiam a verdadeira sabedoria que vem do alto, com as revelações de Deus. Os leitores desta carta eram pessoas privilegiadas, porque conheciam os mistérios do céu.

NÓS FRACOS. Os oponentes de Paulo o acusavam de fraco, porque achavam que ele havia se acovardado em não permanecer como liderança local na igreja de Corinto. Também o acusavam de ser fraco, pelo fato de que ele não pregava com base nas regras da oratória e da retórica filosófica dos gregos. Além do mais, diziam que Paulo era fraco, por conta de suas frequentes enfermidades, o espinho na carne.

E VÓS FORTES. Porem, para o apóstolo dos gentios, o mais importante era olhar para a cidade de Corinto e saber que naquele lugar tinha uma igreja poderosa, que andava nos caminhos do evangelho de Cristo. A igreja de Cristo em Corinto era uma das mais fortes daquela região, é tanto que, muitos até vindos de Jerusalém queriam se tornar o líder local daquela comunidade cristã, razão das lutas e batalhas internas.

VÓS ILUSTRES, E NÓS VIS. Antes do evangelho chegar na cidade de Corinto, aquela sociedade era a mais depravada que se possa imaginar. Depois que Paulo chegou com sua mensagem sobre as boas novas de Cristo, Deus usou de misericórdia e graça com aquela gente, e nestes dias, a igreja cristã de Corinto era um orgulho para o cristianismo. Mesmo que para isso, o fundador daquela comunidade cristã tenha tido que enfrentar tantas perseguições. Paulo sofreu muito por amor aquela igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...