quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

1 Coríntios 6:16-17

1 Coríntios 6:16-17 Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.
OU NÃO SABEIS. Estes ensinamentos transmitidos pelo autor desta importante carta do Novo Testamento já eram conhecidos pelos seguidores do Senhor Jesus, que faziam parte da igreja cristã de Corinto. Seja de quando o apóstolo Paulo lá esteve quando da fundação daquela comunidade cristã, seja por meio dos ensinos transmitidos por Apolo e outros amigos de ministério de Paulo. As doutrinas cristãs que faziam parte do arcabouço da nova aliança de Deus com a igreja já eram conhecidas de todos.

QUE O QUE SE JUNTA. Em se tratando do judaísmo, era permitido a bigamia, bem como o concubinato, ou seja, por meio de um contrato temporário, se permitia que os seguidores da legislação de Moisés tivessem uma esposa legítima e outras mulheres ilegítimas. Já pelas leis romanas da época, o homem poderia ter quantas mulheres quisessem. Porem, não dentro da igreja de Cristo, que não era permitido.

COM UMA MERETRIZ. De conformidade com o texto ora a que estamos comentando, uma meretriz era uma mulher de vida livre, que na maioria dos casos, vendia o seu corpo por dinheiro, a fim de sobreviver do sexo, o que também eram chamadas de prostitutas. Já em outros casos eram mulheres muito pobres que não tinham maridos nem como viverem, por isso faziam contratos para se ajuntarem com os homens.

FAZ-SE UM CORPO COM ELA? Por isso que a bíblia fala sobre o sexo como algo que vai além do prazer da carne, é algo que não se sabe explicar, mas a relação sexual de um homem com a mulher é o compartilhamento de vida ou morte de um para com o outro, vida quando é de forma lícita e aprovada pela palavra de Deus, e morte quando é uma relação ilícita e reprovada pela palavra da verdade de Deus.

PORQUE SERÃO, DISSE, DOIS NUMA SÓ CARNE. O escritor recorre ao que está registrado no primeiro livro da bíblia em Gênesis 2:23-24 - E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne. Nisto há um mistério inexplicável.

MAS O QUE SE JUNTA COM O SENHOR. Um pouco antes, Paulo falava que aquele que faz parte da igreja do Senhor Jesus era membro do corpo de Cristo. Portanto, não se pode pegar um membro do corpo de Cristo e unir com uma meretriz, porque o membro do corpo de Cristo é santo. Com isso, o escritor ensinava que, os seguidores de Cristo não poderiam ter mais do que uma esposa legítima, por meio do casamento.

É UM MESMO ESPÍRITO. Fazer parte da igreja de Cristo, e, portanto, ser membro do seu corpo é fazer parte também da mesma comunhão com Cristo. A união espiritual dos filhos de Deus, mediante o novo nascimento e o desenvolvimento espiritual, faz com que o povo de Cristo siga a purificação e a santificação, e não aos costumes pervertidos da sociedade sem Deus. Quando uma pessoa faz a opção de viver para Cristo e com Cristo, tem que se submeter às doutrinas cristã já consagradas por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...