quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

1 Coríntios 4:5

1 Coríntios 4:5 - Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor.
PORTANTO, NADA JULGUEIS ANTES DE TEMPO. Em textos anteriores, o autor fala sobre o julgamento dos seus oponentes, também do julgamento dos irmãos da igreja, e do seu próprio julgamento de consciência, que demostrava tranquilidade, bem como do julgamento de Deus. Agora, ele pede cautela aos irmãos, antes de julgar as coisas, porque o ser humano, por conta de suas limitações, pode fazer julgamentos injustos e condenar o inocente, que no caso era ele, Paulo, que se achava injustiçado.

ATÉ QUE O SENHOR VENHA. Paulo vivia em seus próprios dias, bem como a igreja primitiva, como se Cristo fosse voltar naquela mesma época. A igreja dos primeiros séculos de nossa era cristã não tinha noção do hiato de tempo que haveria entre a ascensão de Cristo, para se assentar a destra de Deus, e o seu retorno, para arrebatar a sua igreja remida. Para Paulo, Jesus já estava voltando para os que o esperavam.

O QUAL TAMBÉM TRARÁ A LUZ. Conforme o que o escritor nos faz saber dentro deste versículo, a volta de Cristo vai servir de tribunal, no sentido de mostrar quem é o discípulo verdadeiro ou não do reino dos céus. Isso porque, só quem vai participar do arrebatamento da igreja, é quem de fato for digno da salvação e vida eterna. Essa mensagem servia de alerta para os leitores de Paulo, sobre a volta eminente de Cristo.

AS COISAS OCULTAS DAS TREVAS. Certamente, o apóstolo dos gentios está se referindo as maldades dos seus adversários, que mesmo sem razão de ser, inventavam um monte de calúnias contra ele. Ao mesmo tempo, Paulo exorta seus leitores, que tivessem cuidado de não praticarem injustiças contra ele, que tanto ajudou aos seus filhos na fé, quando ainda não havia nem igreja na cidade de Corinto.

E MANIFESTARÁ OS DESÍGNIOS DOS CORAÇÕES. Há quem diga que o escritor esteja se referindo ao que ele escreveu em 2 Coríntios 5:10 – Porque todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um recebe o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal. Não há dúvida que o apóstolo esteja pensando no que está escrito em (Gálatas 6:7) . Esta é a lei da colheita segundo a semeadura.

E ENTÃO CADA UM RECEBERÁ DE DEUS. No caso do arrebatamento da igreja de Cristo, o Senhor Jesus é quem há de julgar quem será digno de participar deste tão precioso evento para a sua igreja. Mas como o Pai é a fonte de todo o bem, então o Criador de todas as coisas irá recompensar a todos os que nesta terra o serviram de forma digna. Ninguém que tiver feito à obra de Deus dignamente será esquecido.

O LOUVOR. O escritor fala dos galardões que todos os servos de Cristo irão receber, por terem amado a Deus acima de qualquer coisa, bem como das ricas recompensas que os discípulos de Cristo irão desfrutar porem ter feito a obra de Deus. O maior de todos os galardões é a salvação e a vida eterna, mas não fica somente nisto, porque a bíblia fala das coroas que os remidos irão receber de Deus, e isso nos ensina sobre as glórias eternas que se seguirão para os que foram remidos por Cristo Jesus, o Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...